17 de jan. de 2011

o povo na tv



Não, eu não acompanho o BBB e não é por um rigor intelectual ou esnobismo. Simplesmente o formato não me desce e acho um porre toda aquela encenação e sede de fama e ainda penso que tudo é ensaiado e as cartas estão mais marcadas do que o jogo de adivinhar onde está a bolinha que os mascastes fazem aqui no centro.

Acho que uma pessoa que realmente deseja participar de um programa desse deve lutar por isso mas antes, deve passar por uma avaliação médica. Entretanto, como onze em cada dez devem querer isso, secreta ou publicamente, fico resignada à minha insignificância pensando cá com meus botões que pior que um BBB é um ex-BBB pois a fama é fera faminta e esses que ela cospe passam o resto da vida tentando voltar para sua boca sendo que quase nenhum deles consegue e imagino que precisem voltar à sua vidinha de antes tendo de encarar, com o passar dos anos, que só os mais chegados vão lembrar que ele/ela participou do programa (se não fez pornô para vexames posteriores).

Enfim, temos viados no BBB; coisa corriqueira pois a Globo não é besta e sabe que viado dá audiência, está na moda. Esse ano então puseram uma trans e é um avanço sem igual ainda que pelos motivos errados mas um avanço, fato. Agora já puseram a moça na berlinda e porque? Bom, vou opinar mesmo sem ter assistido o programa (vá lá, assisti com Wans a estréia e hoje discutíamos a saída dela).

Primeiro: o pessoal da casa sabe que viado é forte candidato a ganhar pois é viado e rola aquele peso do preconceito seja ele ou não a razão de querer eliminar o outro, que dirá uma trans? Ou é coincidência madarem dois viados de cara assim (generalizo a condição da trans puxando a sardinha para nosso lado ainda que seu caso certamente possua nuance muito mais complexo do que gay/hetero)? Não entendo como homofobia mas simples eliminação dos mais fortes.

Segundo: a trans não é o estereótipo que o povo espera e, para o povo, trans e travesti é a mesma coisa, leia-se bicha barraqueira, causadora. Como a trans é mais na dela, ensimesmada e, pelo que sei, só fez falar de suas dificuldades e não de rola, macho ou afins, o povo torceu o nariz além, claro, do absurdo que é para a família brasileira ter uma trans no horário nobre, viado tudo bem, já concedemos muito mas uma travesti/trans? É demais!

Aliás, porque ela deveria dizer que é trans? Ela é mulher, operou, comprou sua buceta,para que fazer alarde de algo quie não diz respeito aos outros? Ou diz pois os gostosões machos (?) da casa iam lavar com água sanitária suas rolas e bocas se ficassem com ela? Essa é uma causa mais grave para a saída dela pois o machos aceitam os viados 'normais' pois sabem identifica-los como tal mas uma trans, vai que um mais colocado esquece que ela pode ou não ser uma trans e fica com ela! E depois? Melhor tirar ela logo antes que o fato se consume, não é?

Deixemos agora o BBB. A novela das oito tem um 'núcleo gay'? É isso mesmo? E o que é um núcleo gay? Viados com o padrão Globo? Vá lá, é um avanço termos um 'núcleo gay' numa novela global, fato mas, quando teremos personagens gays em horarios nobres como Keith e David de Six Feet Under? Gente normal, com neuroses, dúvidas, problemas comuns além de sua sexualidade exposta de forma tão natural que você até esquence que eles são viados!

Calma, certo? Uma coisa por vez, eu sei. O dia vai chegar mas até lá vamos ter de aturar muita merda como o BBB e enredos de novela (que formam a opinião sim da grande população) onde os viados são retratados talvez não como há dez ou quinze anos mas muito aquém de uma série da HBO.

10 comentários:

  1. ah querido, claro que não acredito nessas coisas pra mim o que importa mesmo é ver os vestidos das vedetas o resto é mais do mesmo mas quant ao apresentador eu dispenso. humor jocoso tipo pânico na TV não desce pra mim nao!

    quanto ao post acho que teorizar sobre BBB nao dá... o que importa pra globo é a grana que esse programa da e infelizmente vamos ter que suportar essa bomba por mais tempo!
    já quanto a novela só vendo pra saber como será isso, ela começou hoje, portanto está cedo pra falar algo a respeito...


    beijos queridão

    ResponderExcluir
  2. Sou bem amigo do André Gabeh, que participou do primeiro programa. Com ele, BBB é assunto proibido. Não fala e pronto... como ele diz, a vida continuou... ele é gente de primeiríssima!

    Cara, eu já mne dou por satisfeito se colocarem um núcleo gay e não focarem em dramalhões do tipo "ninguém me aceita" ou ficar só falando de preconceito, como se gay não pudesse colocar a cabeça pra fora de casa sem levar pedradas...kkk

    ResponderExcluir
  3. Não sei muito de BBB, o ultimo que assisti foi o 5, pois justamente tinha um conhecido, o Sammy, um dos BBBs mais desconhecidos hehehe. Acho tudo tão vazio, muita bunda, muito biceps e pouco conteudo aproveitável.
    Agora se tem realmente um núcleo Gay na novela, espero que não seja um nucleo piegas onde todos sejam caricatos.

    Beijos Melo

    ResponderExcluir
  4. Ai.. 3 chegaram até aqui com muito sacrificio... Essa coisa sua de colocar as letras brancas no fundo branco.. Deus.. Isso é ecologicamente incorreto, puxa muita luz... E pra gente que tem dislexia é dificil... Por isso que não gosto de cult, sempre prefiro o didático....

    Enfim, vamos ao assunto....

    Eu discordo um pouco de vc.. E possoa até ser inocente, mas n acho que tenha sido deliberadamente homofobia e muito menos por ela ser forte... Na verdade todos ali tem uma noção que ela é a figura mais fraca, exatamente por ser sem expressão... Algumas pessoas na casa sabem que ela já se prostitui e se essas pessoas pensam que esse passado vai dispertar a soliedariedade do público é pk elas forma criadas na Suiça...

    Ariadne é estranha, é um peixe fora d'água naquela casa... Pobre, transexual, ex-prostituta.. É claro que ela não se encaixa... O que tem Ariadne em comum com o mister paraná Rodrigão, ou ainda com Talula???? NADA... ABSOLUTAMENTE NADA... Mesmo com a galera que tem menos grana na casa, ou com os homossexuais... Muito pouco em comum.. Ariadna sempre viveu a margem e no momento que é colocada dentro se esquiva como um bicho assustado...

    Quero q ela fique por que gosto da margem e acho legal ve-la no horario nobre, mas a verdade é que ela carrega consigo uma marca e essa não a cirurgia plástica q tire.. O público será impiedoso, como quem traz alguma amrca, com quem está a margem....

    ResponderExcluir
  5. Pois é... enquanto a HBO não vem, vamos de Jorge Fernando cabeleireiro que teve um treco e acordou hétero.

    (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/zapping/862109-serie-gay-da-globo-nao-vai-ter-beijo-entre-homens.shtml)

    ResponderExcluir
  6. gato: desculpa mas não tinha pensado mesmo que o formato traria dificuldade de leitura.

    como você mesmo disse, preferi o culto ao didático e menos sempre é mais.

    talvez algo no meio termo e que não prejudique a leitura, vou pensar em algo.

    quanto ao BBB, tambem não acho que seja homofobia mas, como disse, eliminação dos mais fortes numa seleção natural às avessas.

    ResponderExcluir
  7. difícil opinar sobre BBB e novelas ... não curto ... assim com vc, não por esnobismo mas por absoluta falta de saco mesmo ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho que assistir a esta séria, minha gnt. Passa que horas no HBO?

    Eu ainda acredito que quem vem sabar aqui fora é a Janaína, mas que os viados da casa destilam veneno, isso sim eles fazem. E com louvor.
    Novela? Eu quero é um beijo entre Julinho e Thales na novela das sete, e como estou saindo do brasil, acho que nem vou ver esse tão esperado beijo: nem na novela das sete nem na novela das oito.
    Pra frente Brasil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não gosto mais do BBB, só assisti para ver a Ariadna (só tbm pq ouvi boatos de que havia uma trans na casa). Quando tinha gente bonita para se ver nesse programa, eu até assistia (é para isso que serve o BBB, para ver gente bonita, não é?). Esse ta muito fraquinho nesse sentido. Eu tbm não gostei da palhaçada que foi o ultimo (a 10ª edição). Então, nem tenho condições de comentar sobre a saida da trans.
    Quanto a novela, também considero um certo avanço, mas acho que a globo ainda é muito tradicional nesse sentido. Tanto em se preocupar com a imagem, quanto em exposição de cenas de afeto entre gays. Esse tipo de abordagem pode ser útil para introduzir a realidade aos poucos na cabeça das pessoas. Por outro lado, ajuda a reforçar um bando de preconceitos e esteriótipos. O jeito é nos contentarmos com o lado bom e tirarmos nós mesmo a impressão do ruim. Não da pra ficar parado deixando a globo fazer o que ela quer com a nossa imagem.

    Um grande abraço melo... Até o próximo

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...