16 de jan. de 2012

metal





Dinheiro não traz felicidade, realmente não mas ajuda muito enquanto ela não chega. Não sou muito chegado aos discursos contra ricos e acúmulo de capital, acho datado e fora de contexto mesmo porque, qual o mal em se tentar uma condição de vida melhor? Viver com mais segurança financeira e todas as benesses que isso acarreta?

Infelizmente, essa busca perdeu, em muitos casos, o foco no bem-estar, no uso do dinheiro como meio e o transformou em finalidade, muitos de nós passamos a vida buscando cada vez mais do metal e nunca temos, parece, o suficiente. Pode soar como auto-ajuda mas viver precisa bem menos de uma carteira recheada do que paz, amor, tranqüilidade e sossego.

Vivemos assim nessa corrida para ter mais, comprar mais, mostrar mais e para que? Com qual fim? Admiramos e invejamos as pessoas que possuem muito dinheiro, sucesso ou fama, como se estas fossem mesmo as mais afortunadas do globo afinal, esse é o padrão que nos venderam, nos fizeram assimilar.

Mas, pior que isso, são os ricos que vendem essa imagem, não todos pois o realmente ricos ficam meio que na miúda, à margem, conseguiram seu quinhão e agora usufruem quietos de seus dividendos e prefiro crer, às custas de suor e árduo trabalho ao invés de oportunismo e abrindo buracos na já fragmentada sociedade. Os que vendem a imagem de riqueza, moldando essa busca sem fim, são os que usam a riqueza com futilidade, ostentação e fazem com efeito com que as diferenças fiquem cada vez maiores.

Assim, assistimos à ‘Mulheres Ricas’ e devo confessar que, enquanto entretenimento, é ótimo pois nunca vi um festival tão extensivo de asneiras, futilidade, ostentação e gente rasa (salvo uma ou outra exceção, gente que realmente tem dinheiro mas sabe tê-lo, coisa para poucos). Só rindo mesmo de tanta patacoada, informações que vão mudar sua vida tanto quanto a mega da virada e comentários que certamente deixaram avexadíssimos os que mais se apegam à tão famosa luta de classes (se é que ela existe ainda).

Achei engraçado, ri às pencas mas, no fundo mesmo, é triste e beira o sadismo assistir ao show. Arrisco novamente ser taxado de demagogo, clichê mas, enquanto a cracolândia passa a ser show de realidade ensaiado por  autoridades que usam vassouras públicas ao invés de resolução de problemas como método de mostrar trabalho à sociedade, as ricas ficam voando de cá pra lá, bebericando champanhe o dia todo, escolhendo qual carro blindado usar, de onde importar o material para redecorar a casa e afins.

Se vou assistir de novo? Claro! Me fez rir tanta barbaridade, melhor que ver o BBB, penso eu. Gostaria de ver um show de realidade, como disse acima, gravado e encenado pelas pessoas que vagam pela cracolândia mas acho que nenhuma emissora tem interesse em produzir tal show e, se tem, talvez mal passe de alguns episódios pois antes sentir-se parte do clube que torra grana como vamos ao banheiro do que ver a outra realidade que ninguém, nem eu mesmo, quero saber que existe.

Isso, desde que ela fique confinada e não bata à minha porta.

11 comentários:

  1. eu ia comentar um monte de coisa, mais ai eu vi patacoada e, inicialmente, não reconheci a palavra, ai qndo caiu a ficha eu percebi. é assim q escreve?

    ResponderExcluir
  2. até onde sei, pode ser assim ou pataquada mesmo, serve os dois....

    ResponderExcluir
  3. mas o q é a vida real se não uma patacoada? pode ser triste mas ela é assim ...

    eu, por mim, queria muito ser RICA e ter muitos machos ... rs

    ResponderExcluir
  4. Vontade de ver Liza Minelli cantando MONEY no Cabaret!

    ResponderExcluir
  5. Não assisti mas confesso que queria ! Justamente por ser esdrúxulo ! A televisão brasileira (globo) tenta passar uma "mensagem" ao povo quando na verdade é oca, se for assim, prefiro que a parte oca esteja a mostra e que a intenção pura de divertimento e piada esteja evidente.

    E bbb realmente já deu o que tinha que dar (inclusive essa semana, eheheh)

    bjs !

    ResponderExcluir
  6. Bratz é das minhas..
    eu ryca = muita rola todo dia e diferentes, sou dessas..

    ResponderExcluir
  7. É aquela história: eu gosto de dinheiro até o ponto que não me cause problemas. Eu podendo viver a minha vida e fazer as coisas que gosto, pra mim já está de bom tamanho.

    Mas ai tem gente que gosta de fazer coisas baratas, outros que gostam de fazer coisas caras. Como lidar?

    Beijo Melo!

    ResponderExcluir
  8. Bom...
    Veja bem...
    Sou adepto da filosofia que dinheiro não traz felicidade... manda entregar. Hahahaha! Gosto de dinheiro, de conforto, de consumir e tudo mais que a grana permite. Mas enquanto não sou rycahh deixa eu ir trabalhar... hahahaha!
    Bjz!

    ResponderExcluir
  9. Mulheres ricas é ó-te-mo, quem critica não entendeu que o programa não se chama mulheres finas, ou mulheres elegantes. Elas são apenas "ricas"...

    Melo, divulguei teu livro pro pessoal de que te falei e vou escrever um post sobre ele no DPNN esta semana.

    ResponderExcluir
  10. o problema de 'Mulheres Ricas' é que é muito mal editado, soa muito fake em vários momentos
    mas no geral como entretenimento, vale
    e quem não quer ser rico e ter vida de rei?

    beijooooos

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...