14 de mai. de 2012


Não desejo mal a ninguém no melhor estilo aqui se faz e se paga (muitas vezes, em dobro e a prazo).

Desejo mesmo que o filho de Leonardo saia dessa porque não tenho como sequer conceber o que seria ver um filho em tal situação, algo dilacerante. Me enojam porém o picadeiro ao redor e, fel destilando, quem sabe se a própria família não está a tirar algum proveito marqueteiro disso tudo, oxalá não! Melhor pensar que são meras vítimas tabloidianas.

Pasmei quando a TV exibiu sem modéstia o moço estirado na estrada, assim, um naco de carne. Wans e eu ficamos meio chocados, sem falso moralismo mas, não é algo que você deseja ver no noticiário se bem que esses, do nome, guardam é apenas isso mesmo pois só vem desgraça, nunca noticia como se uma fosse a outra e não o oposto.

De novo, não desejo o mal do moço, que se recupere mas, enquanto batedores garantiam que ele chegaria ao hospital em tempo recorde – não sabia que ele era chefe de estado ou afins – no Hospital da Clínicas, aqui em SP mesmo, Eliana Zagui vive, sim vive, há 36 anos, vitimada aos 2 pela paralisia infantil e imóvel do pescoço para baixo desde então.

Respira por aparelhos e da família tem mesmo só o nome porque presença física nem no aniversário ou dias santos e isso há anos. Vive ali, presa aos aparelhos e tendo como família os enfermeiros, doutores e um amigo de doença com quem compartilha o quarto. E assim, ela se formou no ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e tornou-se pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, pintar e digitar; lançou um livro: ‘Pulmão de aço

Ninguém a entrevistou, que eu saiba, não saiu nos noticiosos, o Datena não pediu corrente de orações, pop-padres não a visitaram, sem batedores, sem 15 ou menos minutos, sem camarim, sem gente torcendo, sem nada, sem ninguém. Ela está lá, mais do que nós estamos aqui e muito mais do que mereceríamos estar.

Enquanto isso, na TV, temos infindáveis minutos do filho de Leonardo que, em comoção nacional, mexeu a perna.

Triste.

10 comentários:

  1. texto incrível, concordo plenamente, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Completamente de acordo... Sinceramente ridículo... Não desejo o mal dele.. mais sinceramente... Bem como o Caso Carolina peladinha.. A midia e uma equipe se mobilizam... tanta coisa acontecendo tanta , e os seios de uma atriz são prioridade..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre assim...sabes que deixamos de ver os telejornais porque não há notícia mas um rosário desfiado de desgraças, atrocidades e afins quando não cousas de 'celebridades'
      chega!

      Excluir
  3. Seu texto me chocou, Melo. Eu nunca tinha parado para pensar, ou melhor, até tinha, mas a rotina deixa a gente meio em órbita, né? Vc tem toda razão. A culpa disso não é do filho do Leonardo, mas é de todo o resto. Toda a superação de Eliana Zagui não rende os mesmos milhões para o datena, os pop-padres, e toda a corja que resta, quanto a perna do filho do Leonardo que mecheu. Cruel de mais.
    Eu me lembro de ter ficado indignado na época do caso Izabella Nardonni. Foram meses ocupando o noticiário, uma tortura desnecessária para os telespectadores, que não não precisavam de mais um remake desse crime bárbaro, quanto deve ter sido para a família da garota, ou não... De qualquer jeito, quem sai ganhando são os mesmos!

    Cara, um prazer estar de volta em seu blog... Ultimamente tenho estado sem tempo, ams estou voltando.

    Um beijo, rapaz... até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é?
      pão & circo meu bem..
      mais circo do que pão...fato!
      sinta-se em casa, também andei longe..

      Excluir
  4. A Sociedade do Espetáculo - Guy Debord
    Ótimo livro

    ResponderExcluir
  5. Melo sempre brilha! E assim vamos levando nossa vidinha e mediocridade em mediocridade!

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...