26 de jul. de 2021

devorem os ricos

 



A luta não é de classes mas de sobrevida, o fato que se estende há séculos desde que o mundo percebeu que a exploração é a única via de vida possível e palpável é de quem preciso menos sempre quer mais e precisa mais sempre consegue menos.

Não deveria ser surpresa então, certo? Afinal como o rico vai manter sua riqueza se tiver de bancar a subsistência dos mais pobres? A pobreza e a miséria não fazem parte do vocabulário social da elite porque para eles são apenas palavras, usadas vez ou outra para ilustrar uma ideia e percepção que deixam vazar oportunamente para não parecerem ser os insensíveis e isolados que são, se há pobreza e fome, então o Estado deve resolver isso porque não é culpa do rico e sim da sociedade, o rico não faz parte dela, vive em outro patamar onde tais conceitos e juízos são vagos e nebulosos.

Mas, não são apenas eles, somos todos nós que não estamos no um por cento e ainda assim achamos que fazemos parte dele. Em nosso dia a dia de caras viradas para o morador de rua, para o humano que vive em farrapos, anda descalço, a personificação de miséria humana para a qual pedimos a deus que ajude e cuide porque nós mesmos não temos tempo nem condições de fazer então, qual a diferença entre o rico e nós além do dinheiro?

O dinheiro permite ao rico colocar barreiras entre ele e tudo isso enquanto nós não temos barreiras salvo as paredes de casa e as portas e janelas e aplicativos de entrega, os serviços que pagamos como se fossem dignos de marajás, a ilusão de ascensão social dada pelos sites de compras, o cartão de crédito sempre no rotativo, a roupa que a marca esconde o escravo, a comiseração que vale apenas em palavra, a empatia que vem em doses pequenas, a vida que faz de conta que é boa para todos.

Não basta taxar apenas os ricos, há de taxar todos nós pelas vendas que usamos todo santo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...