17 de nov. de 2021

heróis por um ou mais dias...

 


A jornada do herói já rendeu as melhores histórias escritas, orais e visuais já contadas.

É uma fórmula simples contada desde que aprendemos a arte de contar histórias para registrar nossas vidas e também emprestar a elas algum tipo de magia e graça, remodelada e revisitada desde sempre para ajustar os tempos onde se insere mas que, no fundo, consite dos passos básicos do monomito que dialogam com todos independente de cultura, sociedade, idioma ou distância, inconsciente coletivo e genético, com pequenas variações a mesma história pode contada nos grandes centros como nos mais afastados locais onde o homem pode chegar.

Estamos perdidos numa espécie de monomito pessoal desde que nos inserimos no mundo digital cheio de telas e cliques e likes e fotos com filtro, deturpamos a jornada do herói quando passamos a contar tal epopeia com vídeos de menos de um minuto e fotos com filtros, construímos uma realidade adaptada porque a jornada no mundo real já não atende, em seus doze passos, nossos sonhos, criamos uma jornada do herói digital onde os passos são encurtados e acelerados para chegarmos ao final apoteótico e revelador de forma instantânea.

Sim, este post dialoga com o de ontem.

Vejamos como alteramos um mito clássico para um mito midiático moderno:

Mundo Comum - O mundo normal do herói antes de sua jornada ou seja, nosso mundo antes de entrarmos de cabeça, tronco e membros no mundo digital.

O Chamado da Aventura - O herói recebe um um desafio ou aventura e pode recusar ou demorar a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo ou seja, entramos no on-line e achamos que não irá nos consumir e que saberemos lidar com ele com coerência e responsabilidade e maturidade e sabedoria afinal, somos senhores de nós mesmos, certo?

Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura, pode ser qualquer influencer ou youtuber ou produtor de conteúdo que, saindo do nada torna-se referência para uma enxurrada de outros tantos.

Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico, sua vida digital começa a decolar e você tem seguidores e interage com eles e todos curtem o que você posta e compartilham e repassam e visualizam e viraliza.

Provações, aliados e inimigos - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial ou seja, aquela postagem infeliz ou vídeo desnecessário ou comentário fora de contexto ou memória digital de um passado que você não conseguiu apagar porque a internet não esquece jamais.

Aproximação - O herói tem êxito (ou não) durante as provações, pode haver redenção, cancelamento, banimento, expulsão ou até coisa pior.

Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte, aquela postagem, comentário, vídeo ou filmagem que expõe seu lado menos correto, aquele celular que gravou sua conversa, aquela piada condenável, aquele apoio indevido, aquela onda de linchamento e cancelamento virtual e real.

Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa, faz um mea culpa, grava vídeo de desculpas, faz ação de caridade, apoia uma ong, dá entrevista a canais para reparação, reconhece que está aprendendo e em desconstrução.

O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum ou seja enfrentar que o mundo virtual pega pesado com o mundo real.

Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido, tudo bem, recaídas acontecem mas dependendo do caso não tem como voltar um tweet ou foto.

Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o elixir e o usa para ajudar todos no mundo comum, a redenção rara em código binário, voltam os likes e apoio, defensores entendem que você errou e que a internet é assim mesmo, todos se escondem atrás de um discurso de ódio mas muitos ainda não querem ver você nem pintado de Google.

A internet fez de todos nós mitos, heróis por um ou mais dias....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...