16 de mar. de 2021

enfia a máscara

 



Tenho feito o possível e impossível para seguir as regras de distanciamento social, nem sempre é fácil, estamos nessa há um ano já e não vejo perspectiva de melhora a médio prazo ainda mais com um governo que faz de tudo para jogar contra, aposta no caos e morte e torce para o pior.

O que mais me espanta é a falta de consciência de muitos, basta sair na rua para ver que esse novo lockdown foi muito mais down do que lock vide a quantidade de pessoas e carros nas ruas e, pasmem, de gente sem máscara caminhando como a pandemia fossem algo de outro mundo e totalmente distante de sua realidade.

Não é cansaço, eu até entenderia se fosse ainda mais pessoas que mesmo com mais dois mil mortos por dia, precisam seguir trabalhando diariamente, pegando transporte público lotado e colocando não apenas suas vidas mas de todos em risco simplesmente por não terem opção. Se tem algo que a pandemia escancarou ainda mais foi a desigualdade social, clichê eu sei, mas foi, as camadas que todo dia estão pegando conduções cheias são as que estão mantendo o home office das outras eu incluso, pouco importa se para que possa ter minha internet e almoço alguém tenha de trabalhar virado ou pegar quatro ou cinco conduções desde que as coisas sigam funcionando ou seja, a pandemia mata todos mas achamos que não, que ela trata as pessoas conforme sua classe social e privilégios.

Voltando, entenderia se fosse uma questão de puro cansaço pois eu estou exausto, todos estamos mas, não é o caso, as pessoas estão simplesmente se lixando umas com as outras e principalmente os jovens que, dentro de seu complexo de meta-humanos, se acham intocáveis e são, agora, a refeição principal do vírus. Não posso atestar sobre outros países mas aqui, a noção de bem estar comum se existia, deu adeus no final do ano passado e hoje, estão todos cagando para as normas de isolamento e máscara virou artigo ridículo.

Sei que é fácil falar de isolamento e medidas duras quando minha geladeira está cheia, estou empregado e posso me dar ao luxo de trabalhar de casa, assim fica fácil e eu sei disso mas, não resolve adotar o discurso negacionista e mandar tudo as favas em nome do capital porque o preço a pagar é alto demais. Se há um culpado em tudo isso é o governo que deveria garantir, em tempos como estes, um mínimo de estabilidade e garantias não apenas para o cidadão mas para que vive do seu negócio e precisa dele para sobreviver, de certo modo, Bolsonaro tem razão quando fala que não dá para deixar a economia de lado mas também não faz nada para resguardar quem move a economia e quem depende dela fazendo um jogo de gato e rato político com seus desafetos numa aposta macabra para ver quem vai ganhar no final.

Se tivéssemos governantes sérios, teríamos medidas efetivas de combate a pandemia e de amparo e fomento da economia até que tudo isso passe afinal, é para isso que pagamos todos os impostos e votamos, não para termos crianças mandando a gente enfiar coisas no rabo enquanto o pai acha graça.

O mais triste é constatar que as pessoas começam a adotar cada vez mais o discurso presidencial como verdade fazendo pouco caso das mortes e leitos hospitalares cheios e colapsados, adotaram o discurso de guerra esquecendo que nessa guerra não há como ter vencedor, estamos todos lutando uns contra os outros enquanto o vírus vai ganhando de todos nós fácil.

O COVID vai passar, tenho certeza, o vírus que foi eleito, já não tenho tanta certeza...

Um comentário:

  1. O texto mais sensato que li hoje. Alê você traduz tudo o que estamos vivenciando...... E acrescento mais: há muitos discursos e poucas ações. Um dos maiores vilões desta saga é sem dúvida aquesles inconsequentes. Muito se fala sobre empatia e gratidão, mas nunca vivemos em uma era tão desumana e egoica....

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...