19 de nov. de 2009

face it, you're old!




Envelhecer é fato incontornável, inexorável.

A sensação, creio eu, não vem de dentro onde se conserva fresca a flor jovem regada não pelo sangue lento e corrompido, mas pelos sonhos vívidos que jamais morrem e servem de amparo à senilidade pois então parecem-se mais com realidades do que metas nunca atingidas, a prerrogativa do ancião.

De fora é que vem o veneno da velhice, das pessoas que não estão mais, das idéias que não são mais, dos ideais que pouco eram, dos lugares que já não são. Entram e se apegam ao dna provocando sua degradação.

Em certos lugares isso para mim é muito evidente. Como na faixa em frente ao que foi um dia o Cine Belas Artes onde havia, um dia:


Bar Baguette: lugar nostálgico onde tomei incontáveis porres e onde podia usar até mesmo o telefone. Onde chamava o garçom pelo nome e conhecia o dono. Onde podia sair sem pagar e acertar na próxima.


Esfiha Chic: sempre aberto para matar aquela fome de final de noite ou aquela antes de cair na noite


Burger & Beer: um clássico que apenas as balzaquianas conhecem. Deve ter sido um dos primeiros bares gls da cidade, fervia de Sexta a Domingo, bebida farta, porções divinas e flertes à vontade. Sinto pela nova geração que não poderá conhecer um lugar tão acolhedor.


Ainda restam alguns dinossauros por ali como uma pizzaria das antigas mas o resto, ou está fechado, aguardando que a região seja renovada (como o Bar Riviera do qual só restou o luminoso informando que um dia ali se vendeu Chopp Brahma) para que um dia volte a receber pessoas ou está em constante mudança indo de concessionária de motos a loja de complementos alimentares, Mcdonalds, salão de beleza, escola de dança e por aí vai.

Esses lugares que já não são me enchem de uma nostalgia agradável mas, ao mesmo tempo, dão-me conta do tempo que passou e de tudo que vivi ali. Chego mesmo a cogitar passar em frente os lugares e postar-me no mesmo pedaço de calçada, porta, enfim, tentar resgatar algo desse passado que aos poucos vai me deixando.

No final, sei que tudo que me restará são essas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...