15 de abr. de 2010

and so it goes...



Depois da Páscoa ficou claro que um dos maiores medos que tenho é o da não continuidade. Deixo claro, entretanto, que não se trata de um medo pela decisão de não ter filhos, de não ter parte de mim eternizada, clonada, perpetuada; essa coisa não é para mim, sou incompatível com os pequenos e nem mesmo recém-nascidos me comovem. Não consigo achar essa beleza pueril e ficar embasbacado com sua existência ainda que não lhes deseje mal de qualquer espécie, apenas distância segura.
 
Porém, meu pai já acumula pouco mais de oitenta primaveras e sei que sua vida foi cheia de altos e baixos, realizações e coisas que ficaram por fazer e que me são dadas de relance quando ele começa a discorrer sobre o passado e tudo que este lhe proporcionou. Isso amparado por um rico acervo fotográfico mostra coisas de um tempo antes de mim e sempre fui mais fascinado pelo passado do que pelo presente ou futuro talvez porque é de lá que tudo veio. Enfim, penso onde tudo aquilo que ele viveu irá para quando ele cessar de existir.
 
Ainda que as fotos digam muito e que seus relatos estejam guardados em minha memória, creio que muito há de se perder fatalmente. Talvez eu devesse gravar tudo quanto fosse possível e deixar como legado aos netos dele, filhos de meu irmão diga-se aqui. Mais provável que eles nem mesmo se dignem a ouvir coisas de décadas passadas posto que as novas gerações possuem uma sede incontrolável pelo amanhã e pouca digestão para o ontem ou antes disso. Preocupa-me fato de que tudo isso vai se perder nas brumas do tempo e que apenas eu e pouco meu irmão teremos conhecimento de tudo que nos trouxe até aqui.
 
Nesse ponto, procriar pouco mais é do que assegurar a sobrevivência da espécie sem ao menos assegurar a sobrevivência de quem somos realmente.

8 comentários:

  1. recorro mto ao meu passado para não fazer algumas besteiras novamente...outras vezes pra lembrar de que eu era e me motivar a continuar ser ou então a mudar.
    fonte inesgotável!

    ResponderExcluir
  2. tb curto meus acervos do passado, meus, de meus pais, avós, e outros que pude resgatar ... dou o maior valor ... mas tenho a mesma dúvida ... eu valorizo ... e depois ... alguém vai valorizar ou vai tudo pra mesma vala que eu for? vai saber né?

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Juro, procriar faz bem. As pessoas certas deveriam sempre procriar. As erradas não. Deveria ter um teste, um exame para saber se pode procriar ou não. Muito válido. Salvaria o mundo, ó.

    ResponderExcluir
  4. Tb não faço questão. Já tem gente demais. Se pelo menos o pai tivesse um blog, ficava registrado pela eternidade. Ou até a próxima grande invenção.

    ResponderExcluir
  5. Sei pouco da história de meus pais.

    ResponderExcluir
  6. Melo!

    Passando aqui pra conhecer seu espaço XD.

    Compartilho a incompatibilidade com crianças... talvez um dia, mas por enquanto, são lindas na família dos outros.

    A perda é inevitável. Por mais que tentemos conservar tudo, algo sempre se perde. Adivinhar se os outros vão ter o mesmo interesse que nós, não dá; Mas fazer a nossa parte e deixar o legado, a gente pode. O que vão fazer com ele no futuro, não cabe a nós decidir...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Tem que ver se o nosso legado, nossos sobrinhos gostariam de levar adiante. Eu no mínimo quero poder ensinar aos meus sobrinhos tudo o que faz feliz na vida do tio. Espero que eles levem adiante.

    ResponderExcluir
  8. Procriar ou não procriar: that's the question... hehehe!!!!
    Eu adoro criança... criança dos outros, claro... hahahaha!!!!!!
    Hugzzzzzz, Mario Bros... hehehe!!!!

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...