14 de jun. de 2010

pra ouvir o quanto antes I

Bom, já que wans faz listinhas modernas, vou fazer a minha de bandas que vocês precisam ouvir antes de morrer e que são responsáveis por boa parte do que está por aí hoje. Lá vai:

1.Velvet Underground

Disco essencial: ‘The Velvet Underground & Nico’ (1967)



Porque ouvir: uma das bandas mais cultuadas e importantes do rock, precursores do art rock e do rock alternativo. Melodias avançadas para a época e abordagem de temas pouco ortodoxos para o período como SM, prostituição, drogas, ocultismo.

Influenciou: Jesus & Mary Chain, Joy Division, Sonic Youth, The Strokes, Iggy Pop, David Bowie.

2.Kraftwerk

Disco essencial: ‘The Man Machine’ (1978)/’Trans-Europe Express’ (1977)



Porque ouvir: popularizam e, em termos gerais, ‘criaram’ a música eletrônica. A partir deles surgiram ou se consolidaram vertentes diversas como techno e electro por exemplo. Famosos por não dar entrevistas e usar manequins ou robôs em seus shows ao invés dos músicos em si.

Influenciou: praticamente toda e qualquer banda que use eletrônicos em suas composições – Soft Cell, Depeche Mode, Front 242, Laibach, Air, Erasure, New Order.

3.Roxy Music

Disco essencial: ‘Avalon’ (1982)



Porque ouvir: maior expoente do art e glam rock. Pitadas de psicodelia, lirismo e arranjos elaborados e sofisticados. Semearam terreno para a new wave. Destaque para as capas dos discos que são obras de arte à parte.

Influenciou:Duran Duran, Spandau Ballet, Style Council, Simply Red, Suede

4.Bauhaus

Disco essencial: ‘Mask’ (1981)



Porque ouvir:’criadores’ do rock gótico e teatral. Guitarras carregadas de efeitos, teclados usado de forma fria e para criar climas adequados ao pós-punk e pouca fé num desenvolvimento social ou humano. Letras pesadas, poéticas e a voz marcante de Peter Murphy.

Influenciou: The Woflgang Press, Placebo, Jane's Addiction, Nitzer Ebb

5.Joy Division

Disco essencial: ‘Closer’ (1980)



Porque ouvir:além das letras cruas de Ian Curtis e seu vocal único, melodias profundas, trabalhadas e ao mesmo riffs nervosos e marcantes e cadenciados pela bateria forte de Stephen Morris. Denso e claustrofóbico. Curtis cometeu suicídio quando a banda se preparava para tomar a América.

Influenciou:Interpol, The Killers, Radiohead, Smashing Pumpkins, Legião Urbana, Galaxie 500

Fim da parte 1

5 comentários:

  1. Com exceção de Smiths, que na verdade considero uma banda superestimada, acho tudo genial!

    ResponderExcluir
  2. adorei essa lista
    pra mim é simplesmente PERFEITA
    todas as bandas que estão ai eu gosto

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Tirando o Roxy Music, do qual eu até gosto, mas não o suficiente, as outras bandas da sua lista estão entre minhas preferidas de todos os tempos, tenho a discografia toda (em CD e/ou vinil...não em mp3!). Eu só acrescentaria o The Cure, que pra mim é A BANDA que me fez gostar de música e colocaria o The Sisters of Mercy ou Nick Cave & Bad Seeds no lugar do Bauhaus...

    Bem, mas a lição que tiramos do post é que temos um puta bom gosto musical!

    ResponderExcluir
  4. Eita, casal de bom gosto musical!! Adorei a lista! Pelo menos três deles eu tenho em vinil mesmo!! :D

    ResponderExcluir
  5. Velvet *-*
    RoxMusic *-*

    Nossa... que delícia de gosto heim!?
    eu até postei sobre Andy semana passada, não sei se viu!? heheh

    Abração!

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...