23 de nov. de 2010

o medo II

Hoje pela manhã, num telejornal da tv paga, fez-e um micro debate sobre homofobia nas escolas.

Me animei! Um assunto assim importante sendo abordado por uma emissora abertamente assim? Pena que, em minha opiniao, houve erros deprimentes como:

1. Selecionaram uma terapeuta de Cuiabá que era mui simpátia, parecia a Tia Agusta (quem tem minha idade vai saber quem é). Mas ela insisitia em dizer que o homossexualismo é uma opção o que entendo estar mui errado pois se assim fosse eu podia simplesmente escolher ser hetero ou qualquer outra coisa quando bem entendesse e não SER o que sou e como sou pois assim nasci e fui concebido e não escolhi nada não senhora!!!

Foi uma bola fora sem tamanho, entendo eu, triste mesmo que ninguém, nem mesmo o presidente da Associação Arco-Ìris que estava em Brasilia e participava do debate tenha pedido que ela retificasse sua frase ainda que pudesse usar razões profissionais para tratar o homossexualismo como opção e não genética ou desejo divino.

Acho que considerar como opção é dar mais munição aos que não querem nos dar direitos civis pois, como disse, pode-se atestar que eu escolhi ser assim e que posso amanhã escolher ser outra coisa e isso não é uma chave que liga/desliga.

2. Um dos apresentadores perguntou, mais ou menos assim: 'Mas também acho que o gay precisa saber se comportar de acordo com o lugar onde estpa não? Como nesse exemplo a travesti que usou saia na escola, ele precisava se adequar as regras, saber se comportar...'

Você é jornalista, filha? Onde fez? Corre lé e faz tudo de novo, agora!! Que comentário foi esse? Claro que um gay não vai de passista em dia de desfile para um entrevista de emprego, mas, se fosse o caso, voce mediria ele pelo seu currículo profissional ou pela fantasia?

Ela usou saia na escola pois ela se identifica mais com o feminino do que com o masculino e para ela é uma questão de identidade e não de transgressão e forçá-la ao inverso é fragilizar ainda mais a sua mente que deve ser bastante complexa e frágil.

Infelizmente as convenções sociais nos obrigam a ter esse códigos de conduta mas imagine se amanhã, na Globo, fosse banido o uso de saias porque tira a atenção dos câmeras, como você se sentiria?

Enfim, fato é que assim como a sociedade falha em adotar ou adequar regras e normas de conduta para coisas como celular, internet e afins entre outros posto que entraram rápido demais em nossas vidas sem tempo para que se pudesse estudar o impacto que causariam, nem pais ou escolas estão prontos para começar a discutir a questão da diversidade que há anos era coisa de alcova e tratada como esqueleto no armário.

Assim, a homofobia e as agressões a ela relacionadas crescem no ambiente escolar e acho que chega a ser pior do que ataques feitos contra adultos pois a crinça/adolescente deve preferir muitas vezes o silêncio ou ''saídas fáceis' como ocorreu nos EUA há pouco tempo atrás do que procurar ajuda.

A escola não sabe como lidar com o gay em seu ambiente e os pais não educam seus filhos para ter consciência de que nem todos 'gostam do amarelo', que alguns gostam de outras cores. Arma-se a bomba relógio.

Não se trata de incentivar os meninos e meninas que 'virarem gays', absurdo completo, nem de fazer uma lavagem cerebral cor de rosa mas de ensinar acima de tudo respeito com todas as diferenças e que se você não entende, não aceita, tudo bem mas o respeito deve existir acima de tudo.

Coisa que eu mesmo acho que não vou ver...infelizmente.

9 comentários:

  1. é querido ... infelizmente nenhum de nós verá ... acho! tudo é muito difícil e estamos muito atrasado em tudo ... tb o contexto histórico q vivemos de uma Idade Média II dificulta mais ainda estas transformações ... primeiramente teremos q superar este contexto e chegarmos à Idade das Luzes II para então viabilizarmos estas conquistas ... sei lá ... mas penso assim ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Existe um projeto do governo federal chamado "Educação sem homofobia", poucas escolas desenvolvem esse projeto por falta de quem queira implementá-lo já que não é obrigatório. O professor hetero não quer por que fica com medo dos alunos acharem que é gay, o professor gay não quer pois tem medo que os alunos pensem que está puxando a brasa pra sua sardinha. Resultado: o projeto não funcionou.
    Quanto ao programa, isso sempre acontece, as pessoas menos capacitadas é que vão participar.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. de fato é um assunto difíil mas estamos no começo,no topo do iceberg quando vemps este assunto sendo discutido hoje em dia e isto é um bom indício. talvez nem veremos as conquistas mas elas hão de vir

    e tem coisa pra vc no meu blog. diga pra tangina tirar meu nome da boca do sapo!

    ResponderExcluir
  4. Tá aí um assunto que discuti recentemente com o maridão. Sabe que é até o contrário? Na nossa época era impossível ser gay e adolescente ao mesmo tempo, era quase suicídio. Hoje, pelo contrário, a gente vê muito garoto de 13 anos que já é assumido, mesmo na sala de aula. E nem tem essa de os garotos gays só andarem na turma das meninas, viu? Maridão dá aula para o ensino médio, bem na periferia, e ele me disse que em quase todas as turmas há garotos assumidos, sem maiores problemas. O pessoal lida bem melhor com isso do que a gente imagina, o problema é que as exceções são terríveis e ainda se destacam.

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler o comentário do DPNN agora. Talvez haja uma esperança!

    Eu não sei que é Tia Augus... ah, sei sim! Queria taaaanto!!

    ResponderExcluir
  6. fico feliz de verdade em saber de coisa tão boa, DPNN!
    realmente, hoje é bem mais fácil se assumir, na minha época e de vocês também acho eu, era um estigam e não sabíamos pra onde ir, o que fazer, a quem recorrer.
    hoje as coisas estão de fato melhores.
    só que ainda temos muitas exceções e nenhuma regra, não acham? é um processo moroso, sei disso e não adianta usar o bastão mas antes a cenoura...
    e quem mais ae lembra da Tia Augusta?

    ResponderExcluir
  7. 1. esse discurso "pode ser gay mas tem q saber se comportar = ser discreto e naõ nos incomodar" eu ouvi tanto na época da faculdade. Dei várias lições no povo mas chegou uma hora q cansei.

    2. Tia Augusta? nunca ouvi falar. Não é da minha época.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, um debate que deveria ser contra a homofobia, pelo que pude ver, tinha mais homofobia implícita do que outra coisa...

    Sobre ao fato de nascermos gays, existem estudos, não só no campo da pscologia, mas também no campo da embriologia e da genética que explicam que a origem da homossexualidade não é questão de escolha, é uma questão hormonal...

    Muito Bom o seu texto...

    Abraços, até o próximo!!

    ResponderExcluir
  9. Imagine se alguém vai mencionar o garotão que anda com a cueca aparecendo porque esse é o "estilo". O difícil é ver que isso saiu de um "intelectual".

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...