26 de nov. de 2010

os velhos

Lendo o 'Sem cortes e Sem Censura' sobre o hábito de ler, lembrei-me de dois autores que serviram para moldar esse hábito em mim.

De certo que hoje, todos lêem mais, percebo isso no ônibus e no metrô e ainda que possam estar a ler livros de auto-ajuda, romances baratos, fast-literatura, entendo que o fato em si da leitura deve ser celebrado e tenho fé que, no tempo certo, todos chegarão aos livros que realmente importam, os que fazem pensar e efetivamente enlevam a alma não agindo como paliativo para vidas sem rumo.

Enfim, hoje, nos novos lêem HP e afins e não acho ruim pois é literatura infanto-juvenil de qualidade considerando os tempos atuais mas, e os autores antigos? Claro que suas narrativas e temas, hoje, devem soar mais do que datados mas guardo aqui renitente uma esperança de que alguns pais vão fazer com que seus filhos leiam clássicos como Monteiro Lobato e Julio Verne.

Esses dois foram responsáveis pela formação de minha leitura mas confesso que o universo fantástico de Verne, um dos avós da Ficção Científica, sempre me atraiu mais. Lembro de termos em casa uma coleção capa dura de Verne, livros vermelhos com ilustrações a mão e os li todos, alguns mais de uma vez (infelizmente, essa coleção se perdeu e nunca mais a vi, mágoa que carrego até a cova).

Lobato também tinha seu lugar em casa, eram doze volumes também em capa dura e com ilustrações e, tritemente, tiveram o mesmo fim de Verne. Em tempos de internet, twitter, facebook e celular de sei lá quantos 'Gs', qual o charme de uma boneca de pano e um sabugo que falam ou a volta ao mundo em oitenta dias (hoje deve-se poder fazer em oitenta horas...)

6 comentários:

  1. graças a Monteiro Lobato que aprendi o gosto da leitura também

    adoro essa empatia que existe entre nós

    adoro você

    ResponderExcluir
  2. Também tive essas duas coleções e li tudo algumas vezes. Mas comecei lendo gibi, lia tudo que me caísse nas mãos, até fotonovela... rsrsr. A coleção do Monteiro Lobato era verde de capa dura, não era? Essa ainda tenho. Você pode encontrá-las em bom estado em sebos, principalmente aí em São Paulo. Dá uma olhada aqui: http://www.estantevirtual.com.br
    Aproveite seus programas culturais. Aqui onde moro não tem nada pra fazer, bah!
    Beijokas e bom findi.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, eu nunca li Monteiro Lobato, nem Julio Verne... Nimguém nunca me indicou... Como eu mesmo disse, nunca me incentivaram muito a ler, fui pegar o hábito já grandinho... E quando fui me aventurar em outras coisas além do Harry Potter, já não me interessava muito a literatura infanto Juvenil. Mas eu adoro Clássicos, eu Li Hamlet e me apaixonei por Shakespeare e seus textos teatrais. No momento, eu estou lendo Saint-Exupéry (Le Petit Prince), que apesar de ser infanto-junenil, tem muita coisa interessante para pessoas de qualquer idade!!!

    Pode crer, que quando eu adotar um filho (espero em alguns anos já poder fazer isso) eu vou fazer essas sugestões a ele...


    Um abraço cara, até o próximo!!!

    PS: O Blog é "Sm Cortes e Sem Edição"... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de ler toda a obra infanto-juvenil de Lobato ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Acho o Monteiro Lobato o melhor escritor que tivemos, criou todo um universo particular, comparável aos grandes nomes do mundo. E pensar que estão um mestrando da UFB entrou na justiça tentando censurar suas obras, acusando de serem racistas. Segundo ele, é melhor não deixar as crianças lerem, acredita? Sem Monteiro Lobato, não sei se eu teria chegado sequer à Universidade, me tornar professor universitário, então! Nosso mundo precisa de mais Monteiro Lobato, isso sim!

    ResponderExcluir
  6. Ah, o Círculo do Livro... eu esperava feito um louco um novo volume da coleção chegar... e os Doze Trabalhos eu li umas doze vezes! :-)

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...