8 de dez. de 2010

canal livre

Uma das qualidades que a dita democracia tem como parte de sua marcas registradas é a liberdade de imprensa que anda de mãos dadas com a liberdade de expressão. Disse liberdade e não libertinagem, sair por aí mandando pessoas se fuderem a esmo não é expressar-se mas sim assinar o atestado de animal.

Enfim, a imprensa daqui é, até onde se sabe, livre, pode publicar o que bem entende (menos o Estadão) sem medo de represálias prévias ou verificação de conteúdo. Isso na verdade é meio verdade, penso eu, pois os veículos de comunicação brasileiros fazem mais é bestificar a populção que noticiar fatos que lhe permitam sair da bruma pão/reality show e nas raras vezes que pretende fazê-lo o sensacionalismo e não o jornalismo prevalecem e contamos nos dedos de uma de nossas mãos as excessões.

Na verdade, censura já existe e é aplicada pelos próprios meios quando decidem o que vão noticiar contando apenas os números da audiência ou se essa ou aquela notícia irá trincar a imagem da concorrência ficando o interesse da populção no fogo de linhas cruzadas.

Trafega em Brasília o Projeto da chamada 'Lei Geral da Comunicação Social' que é uma tentiva do governo de regulamentar, vejo eu, um setor que não se regulamenta. Não conheço o projeto o bastante para dizer se ele promove a censura ou não e, portanto,não vou execrá-lo ou enaltecê-lo mas, sempre se corre o risco de que, nas mãos do governo, o instrumento acabe tendo as caras de vários pais sendo o rebento um pequeno mostrinho ávido por devorar o que lhe aparecer pela frente.

Como da ditadura está logo atrás, ali na esquina, o medo é justificado entendo eu mas acho que deveríamos nos pautar nos exemplos lá de fora onde os veículos decidem o que publicam ou não e simplesmente arcam com as consequências depois. Mais limpo, mais justo, mais democrático.

8 comentários:

  1. Na verdade ninguém conhece o projeto porque ele está sendo guardado a sete chaves (Hugo Chavez?). O grande problema, ao meu ver, é que de boas intenções o inferno está cheio, e esta história de regular o conteúdo da imprensa para o "bem da sociedade" só dá em merda. Quem é que vai decidir o que pode e o que não pode ser publicado, né?

    Além disso, tem uma problema ainda maior: jornais, revistas e sites não são concessões públicas, mas sim empresas privadas. Já pensou o governo decidindo o que uma empresa pode ou não produzir?

    Se nossa imprensa é boa ou ruim, aí já é outra história...

    ResponderExcluir
  2. vc tocou na ferida querido ... a culpa de tudo isto é a própria imprensa q não se auto-regulamenta ... não se posiciona ... só visa o lucro fácil e passa longe de qualquer compromisso q não seja este ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Anakin Skylwalker para Presidente!

    ResponderExcluir
  4. Ri com o Edu acima.
    Eu já quis ser jornalista. Mostrar a verdade dos fatos e ainda pensava em ser jornalista político. Até a faculdade de Liverpool já estava escolhida para a pós em jornalismo político. Foi então qeu eu cresci e descobri que, ou eu compro uma tv e mostro os fatos reais, ou ficarei para sempre a mercê dos donos de jornais, que por sua vez, só darão importância ao que traga lucros para eles.
    Desisti e volto a tentar ser médico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oláaaa, nossa, demorou p cair a ficha que vc eh vc haahhaaa.... OOOOI! :P já te tenho add há um tempinho XD tb adorei te conhecer!!! Sobre o texto não entendo muito o suficiente também, mas sempre vejo alguns veículos tentando controlar mas massas principalmente politicamente e não acho isso legal, gostaria que fossem mais imparciais ou então que não fossem tão sutis, 8 ou 80 sabe, para termos certeza de suas idéias e que respondam por elas.... bjuuu!! ^^

    ResponderExcluir
  6. concordo DPNN, é o que acho, cada veículo decide o que vai divulgar ou não e depois arca com as consequências.

    não acho que isso seja atribuição to estado e de ninguém mais do que os próprios veículos. acho que como há o vácuo querem preenche-lo, só isso e preencher por que ninguém mais o faz é o perigo..

    fica a impressão de que os meios de comunicação não possuem a capacidade para seu auto regular ou, pior, simplesmente não querem e preferem que outros façam por eles..

    ResponderExcluir
  7. Nada mais liberal que imprensa livre. E, portanto, nada mais 'democrático'. Intervenção estatal na imprensa é, sob a óptica anglo-ocidental, indício de "retrocesso político".

    Sarve Wikileaks!

    ResponderExcluir
  8. Cara, você disse TUDO agora... Não sei porque as pessoas tem mania de achar que censura é apenas aquela que vem do governo. Pra mim, sensura não passa de triagem de informação, as vezes útil e as vezes maléfica (normalmente a ultima). Eu ainda lembro de como o Brasil é um país livre, tanto que quase que a igreja católica conseguiu vetar o filme "O Código Da Vinci" de ser rodado aqui no Brasil (e olha que o filme não passa de sensasionalismo barato). Censura?? Não, né ¬¬,

    Um beijo Melo... Até o próximo

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...