6 de dez. de 2010

esporte é droga...

Hoje, lendo o DPNN me veio essa coisa de porque eu não gosto de esporte algum. Isso é fato e só posso agradecer que wans também não seja um enstusiasta desportivo ainda que aprecie algumas modalidades e, em jogos de futebol importantes, sempre deseje saber o placar.

Acho que matei nele o pouco que havia de esportista com minha aversão mais pura e completa desde bolinhas de gude, peteca até a paixão nacional. Nenhum deles me comove, nenhum deles me apetece, nenhum deles me anima ou me significa algo e não torço pelo Brasil em nenhuma modalidade em absoluto e adoraria hibernar durante Copas, Olimpíadas e afins.

Talvez se considerarmos videogame, jogos de tabuleiro ou baralho como esporte eu me encaixe em algum luigar caso contrário faço parte de um grupo muito restrito de pessoas (penso eu) que abominas atividades que promovam ações em grupo para fins de sudorese ou lazer. Livros são melhores e dão menos cansaço.

Grupo, acho que aí está a causa de tudo. Nunca fui estimulado a gostar de esportes, nenhum e as pífias e parcas tentativas que me recordo não foram bem sucedidas seja por falta de empenho dos pais ou minha pura e simples falta absoluta de interesse (esta deve ter sido a causa majoritária, acho eu).

Mas, o que poderia ter fomentado minha fome esportiva mostrou-se apenas a pá de cal que faltava para dar-lhe fim e nunca mais sequer sentir-lhe o mais leve cheiro. Na escola, minha total inaptidão esportiva foi coroada com minha exclusão dos grupos e tratamento digno do melhor nerd. Nas aulas de educação física, eu era encaixado nos times pelo professor pois se dependesse de meus 'colegas', ficaria era fora da quadra quiçá da escola.

É muito gratificante ser reconhecido por suas incapacidades ainda mais por seus pares de quase mesma idade que lhe incentivam e elogiam para qye você busque superar suas limitações e trazer à tona aquela verve desportiva. Foi ótimo, foram ótimos todos os anos em que seguidamente fui tratado com tanta amizade e compreensão e aqueles momentos escondido no vestiário não era eu fugindo mas apenas me concentrando, oras!!

Obviamente que ser guei ajudou muito para dar as cores certas a tudo isso e me fazer seguir o caminho menos percorrido. Já que era para ser um pária, o seria com todas as honras e assim foi. Nas quadras eu era o alívio cômico quando nela estava o que era raro mas, fora delas, quem mandava era eu e me dava gosto ver que os com fome de bola ou outra fome desse tipo vinham era comer na minha mão quando suas mentes suadas precisavam de alimento.

Creio que tudo isso tenha se moldado em mim adulto nessa total aversão aos esportes, sem exceção e nessa falta de patriotismo esportivo pois para mim o Brasil ser campeão ou levar o ouro não tem valor algum. Claro, eu poderia fazer terapia, resolver esse conflito que está até fácil posto que já lhe sei as raízes e tornar-me um feliz torcedor e praticante de atividade desportivas mas, seria matar uma parte de mim e não posso viver na metade, posso?

Assim, prefiro pensar que o problema são os outros e não eu o que me convém ainda que seja uma negação pura e simples mas, é a minha negação e até onde sei, não está a prejudicar ninguém e até permito que o wans vá a qualquer evento esportivo desde que não me chame sob hipótese alguma.

Então, meus amados, regras básicas para conhecer o melo:

1. Aqui em casa não se fala em esporte NUNCA!!!!!!! JAMAIS!!! Qualquer outro assunto, até buceta é bem vindo

2. Aqui em casa não se assiste nada de esportes!! Não insista, pouco importa se é a final ou seja lá o que for para isso os bares tem tvs.

3. Aqui em casa não se pratica nenhum esporte

4. Nunca me convide para ver/assistir/participar/julgar/analisar (ou seja lá o que for) nenhum tipo de esporte mesmo que seja algo em prol de um bem maior ou causa solidária

5. Se eu estiver no meio de um papo e o assunto que entrar for esportes, vou sair de fininho e ir ao banheiro ou ficar tão bêbabdo quanto possível pois então não vou prestar atenção mesmo no que estão falando

6. Esporte é vida? Pratique você e, por favor, não me chame.

13 comentários:

  1. Porra, nem um futebolzinho society com os amigos, de quinta feira? NOT, nao fazemos isso. Mas de vez em quando vamos em academia. É esporte ?

    ResponderExcluir
  2. academia? acho que não afinal você faz tudo sozinho, ninguém torce por nada a não ser para a balança mostrar os números caindo...
    me reservo o direito de ficar com as artérias entupidas.

    ResponderExcluir
  3. Mas eu posso comentar o post sobre esporte, né? kkk

    Eu sempre fui hiper, mega, ultra nerd. mais nerd impossível, já que eu fui diagnosticado como superdotado, e só tirava nota 10 em tudo. Chegava ao cúmulo de não fazer provas...

    O esporte surgiu como um desafio: por que eu não poderia ser melhor do que os outros ali também? (eu era criança...kkk). E eu era sempre o último a ser escolhido na educação física. Até o dia em que eu resolvi que seria o primeiro! E descobri que sendo goleiro o caminho era mais curto, e eu teria destaque... mais maquiavélico impossível...
    Treinei durante as férias e na primeira aula eu fui pro gol... e defendi tudo! O pessoal ficou boquiaberto...kkk a partir deste dia, me tornei o primeiro a ser escolhido. E todo mundo na escola passou a me ver com outros olhos. Eu era nerd, mas era o craque da escola... Depois, quando fomos campeões paulistas, e eu fui pra seleção, eu virei ídolo de vez...kkk
    Depois eu passei na USP (nerd, lembra?) e larguei o futebol de vez.

    ResponderExcluir
  4. video game é esporte sim. Minha dúvida é se punhetar tb funciona como esporte. Rsrs.

    ResponderExcluir
  5. pode, vocês podem tudo, babes.
    legal que você tenha achado o caminho.
    eu não acheiou não quis achar e fiz o oposto removendo por completo de minha vida tudo que o esporte poderia representar e que foi compensado por outras atividades.
    um dia talvez eu vá ao 'divã' resolver isso fato pouco provável visto que cachorro velho é ruim de aprender truque novo e gosto de ser ranzinza e do contra, rsrsrsrs..wans que me aguente...
    não consigo participar dessa catarse, desse processo, vai além da minha compreensão e prefiro deixar meu quinhão dos esportes para pessoas que realmente gostem como vocês e outros...
    bola pra mim só se for do saco..

    ResponderExcluir
  6. punheta?
    acho que é mais recreação salvo for campeonato pra ver quem esporra mais longe..rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. ah
    eu gosto de nadar...
    bicicleta tb é legal...
    xadrez...

    =)

    ResponderExcluir
  8. bem...
    video game não é e nem nunca será esporte. video game é coisa de nerd não pode ser algo esportivo! e quanto a punheta eu concordo com você melo. caso contrário é recreação para adultos.
    eu ando muito. caminhar é esporte?
    mas como eu nunca falo sobre esportes serei bem vindo sempre porque tirando o fato que sou campeão brasileiro pelo Flu o resto que se dane!
    (nunca vi um jogo sequer e só sei que meu time ganhou)

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Convite

    Sou o António Rosa, do 'Cova do Urso', e hoje entrevisto no meu blogue, o Paulo Braccini, do 'Enfim! é que há para hoje'', e ele menciona-o na sua entrevista. Convido-o a ir ler, clicando aqui.

    Grato,

    António

    ResponderExcluir
  10. Esporte de competição é uma droga - 'tamos fora. Pra saúde até respeito. Mas não me chame. :-)

    ResponderExcluir
  11. Odeio esportes ... seja ele qual for ... seja ele no contexto de competição, seja ele dentro da tal perspectiva saúde ... esporte para mim só existe um ... SEXO muito SEXO ... simples assim ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  12. Novela tb num pode lá em casa.

    Isso me lembra um amgio que tentava semrpe ver a novela das oito, mas a gente sempre gongava.

    ResponderExcluir
  13. A cara, você não é o único... Eu nunca gostei de esporte algum, a não ser a natação. O fato é que meu biotipo nunca foi favorável à prática desportiva, a hipersudorese e o fato de estar carregando pelo menos 5kg a mais do que deveria sempre tornaram a prática desportiva no mínimo muito desconfortável. Uma coisa leva a outra, e depois de una anos eu acabei odiando as outras modalidades de esporte simplesmente por não conseguir pratica-las com o mínimo de conforto. O fato de eu ser considerado CDF não teve muito efeito sobre isso não, só me ajudou a não ser tão excluido...
    Quanto à natação, é claro, eu sempre adorei o água, mar, piscina, com o calor do Rio e cheio de praia a nossa disposição, é muito dificiu não gostar de nadar, além disso a natação resolve um pouquinho a parte da hipersudorese, e eu não vou nem falar dos campeonatos de natação... Eu nem presto atenção nas competições em si, mas sim nos competidores (aahhh, César Cielo, kkkkk)

    Um abraço Melo... Até o próximo

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...