18 de ago. de 2011

o astro



Não somos muito espiritualizados aqui em casa. No máximo é isso aqui:




Não sou ateu, se tivesse de me classificar, preferiria agnóstico deísta. Acho que isso vem de casa pois meus pais nunca foram ratos de igreja e, que me lembre, não fizeram nenhum esforço para que eu ou meu irmão adquirissem sentimentos religiosos muito fortes. Meus pais eram razoavelmente cultos e acho que isso pesou no fato de não quererem que os filhos tivessem amarras morais ditadas por algum culto ainda mais no meu caso, viado que sou. 

Na verdade, a fé/religião em casa sempre apareceram como devem aparecer na vida de tantos que se dizem religiosos, só nos momentos de aperto, angústia e extrema necessidade. Quem aqui não se pegou ao menos uma vez de mãos juntas rogando ao altíssimo ou seja lé quem for numa hora difícil? Só para depois mal se lembrar de agradecer tenha sido obra divina ou não o desenrosco do imbroglio ou seja lá o que fosse. 

Lembro que adolescente cheguei a tentar dar um rumo espiritual a minha vida, fui protestante, espírita, terreiros e até tentei a católica mas, fato é que a razão de ter ido por esses caminhos não era uma busca pessoal por iluminação mas consequência direta das companias que tinha à epóca ou seja, ia por que outros iam e não porque representasse algo para mim. 

Resultado: nenhuma deu certo e, com o tempo, acabei abandonado tudo mesmo ainda mais quando fui aos poucos, atrevés de conhecimento adquirido, concretando a noção de que religiões possuem mais contras do que prós. Enfim, não vou debater o assunto, o motivo aqui é bem outro. 

Como dizia, não somos afeitos a religiões aqui e muito menos a ciências exotéricas ou coisas do tipo astrologia e afins. Se eu não sigo nenhuma religião, porque haveria de crer nos astros? Para mim é inútil dizer que estes influenciam a personalidade das pessoas, que moldam cada um de nós de acordo com ascendentes, signos e coisas do gênero ou mesmo ditam nossos caminhos, influenciam nossas escolhas.

Não gosto quando me perguntam, logo de cara ou depois também, qual meu signo e qual signo do Wans para analisar se há combinação e o que funciona e não funciona em nossa relação soltando frases como 'Ah, Câncer é assim mesmo, emocional', 'Xii, Capricórnio é osso!!' destilando com cátedra nosso perfil psicológico e parecendo usar os astros para (des)culpar falhas e desvios de personalidade e caráter. 

Pessoalmente acho que tais definições foram feitas por gente que entendia e estudava comportamento humano e usou constelações como simbologias para determinar cada caráter ou personalidade num estudo de arquétipos sem precedentes. 

Acho que passa longe Saturno dar um soluço e eu ser temperamental. Não leio horóscopo ou qualquer outro oráculo que seja, não boto meu destino nas mãos deles apesar de acreditar em coincidências e sincronicidade.


Os únicos 'oráculos' que sigo são:


1. Viver bem e em paz


2. Não fazer nem desejar mal a ninguém


3. Ser correto comigo e com os outros


4. Ser gentil comigo e com os outros


5. Cuidar de quem eu amo e de quem me ama


Pode ser que eu aqui seja não evoluído espiritualmente e que os que seguem uma fé, astros ou sejá o que for tenham um esclarecimento que me foge. Quem sabe eu venha a ter um dia, não sei. Também não critico quem o faz e acho que se está feliz assim, feliz estou eu também por vocês com toda a sinceridade.

Eu não acredito em bruxas mas, que elas existem, existem.

16 comentários:

  1. eu tenho fé - em mim (às vezes), no maridão (na maioria das vezes) e em outras coisinhas. Deus tem mais fé em mim do que eu Nele = fato. Minha família é religiosa, meus melhores amigos são bem religiosos (tem até padre)e a gente sempre se entendeu muito bem, nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  2. tb não temos problemas com os religiosos mas, pensando bem, em nosso circulo mais intimo, as pessoas meio que compartilham dessa nossa ausência de religiosidade..

    veja, digo religiosidade, fé mesmo acho que algo maior, desligado desses conceitos de Deus e afins acho eu...

    ruim são os chatos religiosos, os que usam a fé religiosa como arma..

    ResponderExcluir
  3. Eu acho bonito quem segue uma religão e acredita nela. Algumas dessas pessoas possuem tanta fé que realmente coisas boas devem acontecer para elas. No meu caso, como vc bem sabe, não faço questão. Desde que sejamos boas pessoas e não falamos o mal, pra mim tá valendo.

    ResponderExcluir
  4. desculpa, vai parecer q eu só li o primeiro parágrafo, mas não acha preconceito falar q qm é religioso significa que é pouco culto? quer dizer q se vc estuda, vc necessariamente deve se afastar da religião? eu não sou das pessoas mais religiosas do mundo, contudo, acho essa chave de raciocínio extremamente iluminista, e isso sim é algo preocupante. nada contra os religiosos, já contra os iluministas...

    ResponderExcluir
  5. Tenho formação religiosa, de certa forma sou praticante [a meu modo] mas sou tb, hoje, radicalmente contra toda e qualquer tipo de religião. Acredito em espiritualidade, em religiosidade pessoal enfim, em coisas q possam, de alguma forma nos complementar e emprestar algum sentido maior à vida. Mas religião não. Hoje eu concordo plenamente com vc. Se temos inteligência e se temos conhecimento não dá para harmonizar isto com qualquer forma de religião. Deus me livre de alguém ou alguma instituição querer ditar para mim aos 60 anos qualquer conceito de certo ou errado, de ético e não ético, de céu e de inferno ... é isto ...

    ResponderExcluir
  6. "Deus tem mais fé em mim do que eu Nele = fato" adorei essa frase do DPNN.

    Então, eu penso que esse lance de fé é intrínseco as esperiencias pessoais de cada um, no tocante do gay isso é mais complicado porque existe aquela convenciencia cristã dos fundamentalistas de expurgar os gays e aquela coisa toda.

    Penso que independente de religiões, o primordial é cada ser humano pautar sua vida naquela preciosa listinha de 5 itens que voce listou ai no final.

    Esse conceito de bondade que as vezes a gente tem como pequeno e simplista, aufere aí nesses itens. Afinal Jesus nunca disse que o mais importante é estar numa bela vestimenta papagaiando ele a toda hora, mas que quando voce ama o seu próximo, você já amou a Ele mesmo.

    O que tem de carola que não sabe disso não tem HP que resolva!

    P.S.: Adorei sua reflexão!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Experiências*

    Escrevi errado, encosto de Carla Perez SAI! kk

    ResponderExcluir
  8. Seus 5 princípios são o que Deus ou o que seja precisa, só, nada mais. Devotos de Melo, uni-vos!

    ResponderExcluir
  9. Acho que não há necessidade de seguir uma religião, cada um busca Deus da maneira que convém...

    Embora sou curioso em conhecer o espiritismo "mesa branca", porém sou meio medroso em relação aos espíritos...

    Eu não acredito em signos, é impossível todos seres de tal signos serem parecidos..
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ateu de carteirinha aqui, tento seguir os mesmos "oráculos" que você...

    Mas juro que tá cada vez mais difícil seguir o item dois, ainda mais quando pisam no teu calo!!!

    ResponderExcluir
  11. Olha... veja bem... não é provocação... mas eu te acho super Bruxo. E isso é foi um elogio, visse??

    Hype demais tem problema??? Hahahahaha!!!!!! Bjãozãozão!

    ResponderExcluir
  12. Ah... se - mais adiante - quiseres podemos abrir uma Igreja juntos, que talzzz????? Tu seria o Padroeiro dos Cafuçus...

    ResponderExcluir
  13. Oi Melo
    Muito bem colocada sua posição. Aliás, cada um tem a sua e todas devem ser respeitadas.
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Foxx: não foi o que pretendia dizer, entendo que tenha dado margem a essa interpretação mas, na verdade, quero dizer que religião e cultura podem andar de mãos dadas mas é coisa rara de se ver posto que, penso eu, a grande parte da religiões não é assim conhecida por seu lado mecenas, o oposto até mesmo creio em alguns casos.

    creio que temos exemplos fartos de como a religião pode surprimir e oprimir as manifestações culturais e e de pensamento ao invés de promover exatamente o oposto pois questionar o altíssimo não é lá coisa que as religiões, sem generalizar, aceitam de bom grado.

    fé, penso eu já é algo que supera qualquer preceito e conceito religioso, maior e, assim, qual o problema com o iluminismo?

    ResponderExcluir
  15. Fred: como assim? Bruxo? me fala que tô perdendo $$$$ São Melo dos Cafus hahaha

    SAM: mas é isso que penso e vá de retro Carla Perez! Tá amarrado!

    RF: pois é, já fui em mesa branca, tb me da certo medo saca?

    Faysano: todo mundo tem essa dificuldade....cada vez mais, por isso tá essa merda

    Edu: vem aqui me venerar, vem!!

    WEL: tnx, é que nem rabo...

    Marido: a gente vive assim, né?

    e

    Sabedoria de Bratz...ALL HAIL!!!

    ResponderExcluir
  16. delicia de texto, querido.
    ótimo finde

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...