3 de nov. de 2011

para sua proteção


Imagine a cena: você no seu digníssimo (ou nem, tanto, dependo do que faz da vida) trabalho, concentrado (ou não, se está é enrolando os minutos para gasta-los em outras cousas) em suas tarefas e, do nada, assim, um abestalhado vem e lhe derruba da cadeira ou simplesmente puxa todos os cabos e fios de seu computador pondo a perder horas de trabalho dedicado (ou enchimento da mais pura e suína lingüiça), de graça, sem motivo aparente ou aviso prévio.

Legal, não é? Simpático e totalmente de acordo com as melhores regras de comportamento social e isso apenas para ter um chiste, um momento de graça. Agora, continuemos por aí imaginando que você não curte a pândega e resolve partir pra ignorância ou mesmo reportar o palhaço em questão a quem de direito pois esse tipo de brincadeira, da mesma não possui é nada e ele deveria mesmo ter nunca é saído do jardim da infância onde até mesmo as crianças ia se encher do mala rapidamente.

Então, você é tachado de mau humorado, estraga prazer, chato, repressor, troglodita, nem o Shrek seria tão ogrento. Pois é. É a impressão que tive quando comecei a ler os comentários das pessoas sobre a infeliz repórter global que foi levada no peito numa entrada ao vivo para falar do estado de saúde do Lula, em frente ao hospital onde o mesmo se encontrava em tratamento (leia este post do Humberto pois está é supimpa de bom e me inspirou muito a escrever este aqui).

Assistindo ao vídeo do ocorrido, me deu a impressão de que se passou isto: alguém estava também por lá para dar apoio ao Lula doentinho e acabou por haver algum qüiproquó com a segurança local pois, atrás da repórter, refletido na porta de vidro do hospital, pode-se ver um empurra aqui e acolá. Quem era o tresloucado que sai berrando e derrubou a moça, não sei, outro colega da imprensa que foi impedido de executar seu trabalho com truculência? Um votante do Lula que desejava ardentemente prestar-lhe solidariedade e foi impedido da mesma forma? Um desse doidos de plantão que sempre aparecem em locais de grande concentração de câmeras? Ou pior, um desses sedentos de fama miojo instigados pelos programas que adoram colocar as pessoas em situações vexatórias apenas para ter seus números de Ibope crescerem cada vez mais.

Sei mesmo é que a coisa passou de incidente desagradável, na rede, a teoria a conspiração beirando a declaração de ditadura isso porque a emissora foi lá atrás de seus direitos contra algo que lhe foi danoso e pode mesmo ter ferido a repórter que, teorias conspiratórias à parte, estava só trabalhando, coitada. Um sem fim de gente dizendo que a Globo é manipuladora, que isso é uma ditadura midiática disfarçada e, como disse Humberto, gente achando graça como se fossem as pegadinhas do Homem (gagá) do Baú ou daquele humorístico da Rede TV.

Não sou fã da Globo, ela é mesmo manipuladora e tem um passado que a condena, distorce muitas coisas a seu favor e se comporta ainda como se fosse a deusa máxima do panteão televisivo mal sabedora de que seu reinado não é mais hegemônico e está dividido e sub-dividido. Acho mesmo que ela tem sim uma qualidade de produtos foda, um esmero na produção que as demais talvez nunca alcancem mas, isso não alivia o fato de que ela trata o publico como se fosse um bando de bestas, gado conduzido com varinha digital.

Sua programação mesmo não me agrada, sinto muito, não tenho saco pra novela e no máximo me presto a assistir algumas minisséries e mesmo assim são poucas mais por não gostar mesmo do que por um intelectualismo forjado. Se o ocorrido tivesse como vitima outra emissora, não teria repercutido tanto mas como foi com a toda poderosa, então pipocam cá e lá os manifestantes plantonistas empunhando um sem sim de slogans de esquerda ou neo-esquerda como se a Globo estivesse mesmo reinventando a censura ou coibindo as manifestações populares, as coisas perderam completamente o tom e o bom tom.

Porque esse pessoal não vai bater na porta do Datena ou da emissora do Bispo cobrando mais transparência e decência para com o seres humanos e seus desgastados direitos? Tem de ser na emissora que apóia a ditadura, a da situação, a repressora, não a defendo, como disse mas se ela não pode gozar dos mesmos direitos parcos que eu, que adianta então tudo isso?

6 comentários:

  1. Particularmente eu não acho a Globo manipuladora e tal, acho que é mais um imagem que se tem dela do passado (mesmo não sendo verdade!) do que algo da época atual. E uma lenda urbana que professores de história e geografia continuam colocando na cabeça da molecada. Falam o mesmo da Veja, e graças a ela 6 ministros picaretas foram demitidos só neste ano. Mas cada um no seu quadrado, como diria o filósofo.

    Eu estava vendo o Jornal Hoje na hora em que o pdf fez aquilo. Não dá pra dizer em palavras o que eu penso sobre ele... Acho que é melhor você ler isso aqui, mas tome um engov antes e outro depois, pois só dá pra sentir asco de alguém como ele: http://www.implicante.org/blog/agressor-de-monalisa-perrone-e-muito-politizado-e-sustentado-pela-mamae/

    ResponderExcluir
  2. gente, em q planeta o DPNN vive pra dizer que a Globo não é manipuladora? que a Veja derrubou ministros? mas qntos ela manteve lá no poder fechando os olhos para as falcatruas do FHC. Mas eu concordo com vc, apesar da Globo ser esse monstro que é, nada daquilo poderia ter acontecido. o vídeo mostra uma criança, um homem agindo como criança, na verdade.

    ResponderExcluir
  3. Como futuro jornalista achei lamentável a atitude do cara. Tampouco achei engraçada. Li uma entrevista que o infeliz queria fazer um protesto sobre como a Globo é manipuladora... mas o que acho bizarro é tentar protestar contra a Globo APARECENDO na Globo. Meio incoerente, huh?
    E tipo, desculpa DPNN, mas desacreditar que a Globo é manipuladora é ser muito, muito inocente... basta ler qualquer coisa sobre cultura de massa, história da comunicação! Não é mera coincidência, as provas estão aí...
    E a Veja, bem, como diz uma amiga minha, é ótima pra forrar gaiola de passarinho. Nuff said!

    ResponderExcluir
  4. A Veja, é a arma que a Ed Abril usa
    para atacar o governo, ela vem perdendo publicações desde os tempos de Lula. Li poraí, que o Civita disse q não coveguiu derrubar o Lula mas vai conseguir tirar Dilma!
    Também assisti tal reportagem. Não me custa crer q foram eles q produziram tal show. Até agora o sujeito não confessou nenhuma ligação com partidos ou que fosse eleitor de Lula. Na mesma hora em q assistia, pensei comigo, vao jogar isso nas costas do eleitor do PT.
    Nenhum tipo de monopólio é bom.
    60% nas mãos de um mesmo grupo é demais pra tolerância de qquer um.
    Onde fica a imparcialidade com tanto poder nas mãos???????????

    ResponderExcluir
  5. Talvez não seja uma questão de manipulação massiva mas, de achar-se no direito de ditar regras e normas e agir como se fosse 'dona da verdade' vide no Pan de Guadalajara, um evento 'mundial', grande e de interesse público e a Globo simplesmente 'ignorou' pois a conocrrente e nêmesis tinha exclusividade..

    isso é jornalismo e prestação de serviço?

    ResponderExcluir
  6. Eu achei o fato totalmente sem noção, tem certas pessoas que gostam de atormentar, atrapalhar ou até mesmo fazer graça em momentos indevidos...
    Nessas horas só me vem algo na cabeça, socar porrada, não que sou a favor da violencia, mas de vez em quando é bom praticar esse tipo de ato, deixando as pessoas cientes de que tais fato, podem lhe custar " a dor".... (não que eu seja malvado, é me revolto fácil"..rs
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...