9 de fev. de 2011

old ladies



Ontem, vi isto aqui lá no Pampubli(king)kong. Todos aqui nascemos sozinhos e vamos morrer da mesma forma. Fato, não há como negar, torcer, mudar, adiar ou cancelar; uma das únicas coisas que nivela a todos nós pois não importa o quanto se lute contra, ela virá cantando a reta final de nossos dias.

Mas talvez esse fato concreto e imóvel seja mais de mais fácil deglutição do que o como isso se dará e a antesala da hora difícil é a velhice que a cada dia nosso aqui passado torna-se mais presente e menos futuro.

Infelizmente, nossa sociedade encara os idosos como um fardo, um peso (já) morto, algo indesejado e que deve ser isolado do convívio familiar e social como já disse em outro post. Assim, enfiamos nossos velhos em asilos ou qualquer outro lugar que não nos permita lembrar que eles existem pois apenas o novo tem valor, beleza, encaixe na sociedade; a experiência é trocada pela vitalidade, tudo demanda e exala juventude e execra o velho num ciclo mercadológico sem fim ensinando que o idoso já cumpriu seu papel na vida, está usado, gasto e precisa ser reposto, deve ficar quietinho em seu canto esperando a morte chegar afinal, já teve sua vez, que faça espaço para os que são agora jovens.

E a idade de corte para ser encaixado como idoso é cada vez menor. Hoje, ter mais de trinta e cinco já é motivo para ser chamado de 'tio' que dirá mais de quarenta? Infelizmente, se a sociedade em si é cruel para com seus idosos, nosso grupo, os gueis, são ainda piores beirando o sadismo.

Ser viado com mais de trinta e cinco ou quarenta é quase uma sentença de morte. Nós valorizamos muito mais o corpo com vigor, juventude, pele firme, anos dourados. Acha que não? Entre em uma sala de bate-papo ou sites de 'encontros' e veja se os maduros tem algum chance? Existem os que curtem? Claro que sim mas fora desse gueto dentro do gueto as chances reais de gueis maduros ou afins realmente encontrarem alguém são pequenas.

Sim, temos exceções mas o retrato do gay velho deveria ser guardado num sótão pois é pavoroso demais para ser visto; ele traz a marca da solidão e aqueles que disserem que não temem ficar sozinhos nos anos vindouros mentem descaradamente ou são pessoas desprovidas de sentimentos, penso eu. Ninguém quer ficar sozinho, desculpe, mas salvo você tenha vocação para clausura ou ermitão acho pouco provável que encare a simples idéia com naturalidade.

E não acredito na máxima de que estar consigo não é estar sozinho. Somos seres sociais, precisamos de pessoas ao nosso lado, ao nosso redor e principalmente em nossa vida. Alguém para dividir sonhos, frustrações, raiva, alegria, amor, tristeza, as coisas boas e as merdas da porra da vida.

Nós viados muitas vezes não temos mais a família e se não tivermos a sorte de um amor ao nosso lado, estamos fadados a depender dos amigos que apesar de serem frutos dourados do sol podem não estar lá no momento mais preciso por razões que jamais deporiam contra sua lealdade mas pelo simples fato de que possuem suas vidas e seus problemas para lidar.

Então, corremos sim o risco de sermos no fim da vida, viados solitários, comendo miojo ou comida congelada conversando com a tv e olhando pela janela da casa uma paisagem que não reconhece mais em nós nada de familiar.

No fim das contas, só queremos alguém que nos ame e que cuide da gente quando já não pudermos fazer isso por nós mesmos ou, se com sorte ainda pudermos faze-lo, alguém simplesmente para segurar nossa mão enquanto a noite não vem.

6 comentários:

  1. famoso Melo!
    Volte sempre! será uma honra!


    grande abraço.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo 200% com tudo o que você escreveu. E toda vez que vejo um gay dizendo que é feliz sozinho, que não precisa de alguém, eu fico me perguntando: será que ele pensa que ele mesmo acredita nisso?

    Sem dúvida há o culto ao eterno jovem no mundo gay, nada consegue ser pior do que ver um cara que não vive sua idade na boa, virando um arremedo patético de um tempo perdido.

    O hétero, em geral, tem sua própria família, filhos, netos. Não que isso garanta companhia no futuro, mas já é algo. O gay idoso e solítário é algo que eu temo muito em me tornar, pois deve ser uma situação terrível de suportar.

    ResponderExcluir
  3. veado sozinho ta fudido!
    aliás, tá lascado pq foda é uma coisa boa

    beijos querido
    e cadê a Tangina hein?

    ResponderExcluir
  4. A solução é virar workaholic, heheheh

    Mas enfim, sou mais preocupado com uma casa do que com alguém pra dividi-la, e até curto um pouco esse sabor meio masoquista da solidão, mas bem, vamos esperar os anos que virão pela frente.

    Já com a idade, nem me fale, se aos 21 já tive crise de 1/4 de idade nem quero imaginar quando chegar aos 30.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que os gays - jovens e maduros - deveriam cultivar mais a cultura do "amigo". Morar junto, mesmo, dividir as despesas. Mau tem amigos/as com mais de 60 que vivem sozinhos em seus sobrados enormes. Por que não se juntam?? Tão melhor dividir a vida... E a mesma coisa com os jovens que ainda não conseguiram um patrimônio financeiro/amoroso. Dividam um aluguel! Dividam a força do ombro um do outro!

    Mas a gente só pensa em sacanagem...

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho meus planos para a minha velhice: estar casado, com filhos, netos, e toda a familia e amigo por perto. É apenas um sonho.

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...