1 de ago. de 2011

Harvey Dent


Lobo veio a Sampa. Com todos os pés atrás vide suas experiências nefastas anteriores com a fera de concreto e que doaram um tom amargo ao relacionamento dos dois, magoados, ficavam um de cada lado sem discutir a relação e Lobo certo de que a cidade o odiava com todos os tijolos e camadas de poluição.

Mas, ao menos no que diz respeito à visita ao nosso canto aqui, no coração do centro velho de Sampa, acho que essa impressão, apesar de sólida, desfez-se no meio do som, riso e quantidades abusivas de álcool ingeridas (não por Mr Woolf). Acho que demos nosso 'empurrão' para que Lobo e São Paulo ao menos desfaçam o muxoxo recíproco e passem a olhar-se com um pouco mais de atenção e, porque não dizer, carinho.

Por outro lado, meus brios paulistanos inflamaram-se ao ler os comentários neste post de Lobo. Aliás, coisa que paulistano tem é de sobra, quando se fala de sua cidade, são brios, do mesmo jeito que deve ser no Rio, em Salvador, em Curitiba e afins mas, se São Paulo é uma cidade superlativa, os ânimos quanto a ela não poderiam ser de outra forma.

Ninguém sai por aí dizendo que odeia uma cidade tanto quanto os que odeiam São Paulo ou os que, numa atitude mais contida, resvalando o blasé, esnobam a cidade dando-lhe ares de algo super valorizado numa atitude que, perdão, soa a mim como pura e simples dor de cotovelo (sim, deixei um pouco de meus brios nessa última frase).

As pessoas odeiam São Paulo porque ela é cinza, porque ela é concreto, porque ela é grande, porque não tem atrativos naturais, porque não tem segurança, porque o trânsito é uma bosta e mais ainda porque nós, paulistanos, somos arrogantes, achamos que a cidade é o umbigo do mundo, que tudo e todos estão/acontece/está aqui. Novamente, não me lembro de outras capitais, salvo o Rio de Janeiro, nosso 'nêmesis', despertarem sentimentos tão exarcebados o que, de novo, só pode estar diretamente ligado às proporções da metrópole.

Não sou de bairrismos, morei no Rio por quase três anos e gosto muito dessa cidade, tenho amigos nela e, quando cheguei, minha visão era a de um paulistano alimentado por anos de luta midiática estereótipo que foi demolido gradativamente até não restar mais que poeira no ar. Se gostava, porque saiu? Simples, podemos sempre morar em qualquer cidade, é do humano essa capacidade nata de adaptação (uns mais, outro menos ou nada) mas, ante a possibilidade de voltar ao lugar onde estão suas raízes, acho provável que a grande maioria aqui, ainda que vivesse bem no lar novo, não fosse lá hesitar em aceitar esse retorno e não adianta discursar sobre independências, desafios ou um sem fim de motivos individualistas e pseudo evolutivos salvo você seja dos que prefere manter longa distâncias de amigos e família fato o qual respeito e compreendo.

Da mesma forma que desagrada aos demais amigos de outras cidades ouvir despautérios sobre estas, desagrada a mim como paulistano ouvi-los sobre a minha. Repito, acho graça como Sampa desperta essas emoções fortes e nós mesmos paulistamos temos essas mesmas emoções quanto à nossa cidade, de novo, proporcional ao tamanho de tudo aqui. Como o resto do país, amamos odiar São Paulo e odiamos amar tanto essa cidade doida que come você todo dia e cospe pouco mais que trapos só pra fazer tudo de novo no dia seguinte.

O trânsito é um inferno, barulho, drogas, prostiuição, transporte público confuso e caótico, ar carregado, cinza, cimento, correria, gente de cara fechada, falta de segurança, gente doida, carestia, preços nas nuvens, pressão, estresse e um sem fim de itens de uma lista que poderia muito bem se encaixar em outras cidades do Brasil com extrema facilidade mas, como é São Paulo, fica melhor para descer a lenha e culpar os paulistanos por serem essas criaturas que são.

Desculpem mas, se Sampa tem tudo isso de ruim, como sua cidade também tem em maior ou menor grau, para cada item negativo desses eu posso lhe dar outros tantos que certamente suplantam os ruins e permitem aos paulistanos, como eu, que coloquem, e com propriedade, o rei na barriga, sinto mesmo se você pensa o oposto ou prefere fazer que não está nem aí pra São Paulo.

A cidade é rude com quem não lhe conhece e vai devorá-lo num piscar de olhos, moer seus ossos até o tutano sem pestanejar, sem dó mesmo e não pense que ela não faz isso conosco, faz sim mas, como somos seus filhos, ela dá um desconto e, no final do processo, devolve um pouco de vida apenas para que você tenha como passar por mais um dia em suas entranhas. Ao mesmo tempo, ela abre um leque tão vasto de possibilidades e oportunidades que nenhum outro lugar abriria e se você tem mesmo foco, a cidade vai ver isso e, ainda que não lhe abra os caminhos ou as pernas, vai te fazer entender que ela aceita a corte.

Eu amo São Paulo, queria não amar, sumir e viver num local onde as coisas fossem mais simples mas, cada dia eu acordo e vejo esse mar de espigões de minha janela e não consigo pensar em outro lugar onde desejasse tanto morar, onde posso aproveitar quase tudo, onde acho de tudo um pouco, onde tenho de todos um pouco e onde vivo bem apesar de ter a cidade me cobrando mais, me pedindo mais, me tirando mais.

No fim, isso não importa mesmo pois quanto mais ela tira mais eu dou com gosto pois sei que vou ter isso de volta com juros e correção, você pode achar que nessa barganha nós, paulistamos, estamos é tomando no cu mas então, você não conhece São Paulo, não sabe essa cidade-mãe, essa puta insaciável e esposa compreensiva que ela é e só nós mesmos, que amamos e odiamos essa cidade é que podemos entende-la, aceita-la como ela é e amá-la da mesma forma.

Ao fim de cada dia, quando alguns de nós dormem, é ela, a cidade, que vela nosso sono e que ampara os que vagam por suas ruas madrugadas, ela conhece seus filhos, ela nos ama.

15 comentários:

  1. Como um paulistano apaixonado por essa cidade, preciso dizer mais alguma coisa? Mandou bem, meu querido!!

    ResponderExcluir
  2. Melo, estive em Belo Horizonte na semana passada, participando de um congresso na UFMG, e não curti nem um pouco a cidade. Nem um pouco mesmo. Só que, no auge da minha ingenuidade, eu escrevi no facebook que não havia curtido a cidade. Para que fui fazer isso! na mesma hora uma amigona que mora lá e de quem eu gosto muito (e que me conheceu graças ao meu humor negro)teve um surto de bairrismo e me acusou de difamar a cidade, seus moradores e por aí vai. Como eu disse a ela: estou cagando e andando para nacionalidade e bairrismo, a gente nasce num lugar por acidente, às vezes mora em um por não ter outra opção - e em outros casos a gente escolhe e pronto. O que me deixou puto é que paulista não pode dizer que não gosta ou não gostou de outro lugar, pois é automaticamente acusado de ser arrogante! Mas todos podem falar mal de SP e dos paulistas, e isso é considerado normal!
    Teu post veio muito a calhar.

    ResponderExcluir
  3. gente, o DPNN esteve aqui em BH? =O

    mas voltando ao tema do post, pois é... meu primo é um fofo não é?, mas ao contrário do primo lobo, a raposa aqui sempre gostou de Sampa, mas sempre tive a mesma impressão q ele tinha de sampa do rio de janeiro, inclusive, toda vez q piso lá, o céu da cidade maravilhosa se enche de nuvens já demonstrando como a cidade gosta de mim. mas convenhamos, isso não qr dizer q vc esteja difamando os moradores né?

    ResponderExcluir
  4. ps: bom ver q vc não desistiu do blog.

    ResponderExcluir
  5. é extamente isso que me deixa com os brios 'acesos', tudo referente a SP é megalomaníaco e exacerbado e somos taxados de um sem fim de adjetivos negativos quando desgostamos de um lugar.

    não é questão de comparar mas exatamente o que DPNN disseram, se os de fora não gostam de SP é pq a cidade é um monstro sem coração, tudo bem mas se nós expressamos não gostar de outra cidade é pq somos de SP e achamos que somos o centro do mundo..

    no fundo, nós somos mesmo..hahaha

    ResponderExcluir
  6. Assino embaixo em tudo, hehe. Não querendo ser chato e colocar mais lenha na fogueira, mas pelo lembro, São Paulo é a maior, ou a segunda maior cidade do hemisfério sul e uma das maiores conurbações do mundo. Tudo aqui tem que ser hipermágico ou um hiperpesadelo, e da natureza do espaço

    Quanto a Salvador, falarei mal até que minha lingua caia, ahuahauha

    ResponderExcluir
  7. Se eu mudei minha impressão?

    Talvez, mas vou continuar implicando com a cidade do mesmo jeito hahaha. Nada físico, nem nenhuma situação que tenha ocorrido dessa vez, mas São Paulo tem alguns aspectos que nunca me acostumaria. Para visitar, passear, acho que sempre é válido, em qualquer lugar. Mas nunca seria um lugar que escolheria para morar, por exemplo.

    Dessa vez a estadia foi agradabilíssima. E eu voltei inteiro! hahah. Se não voltasse pela cidade, com certeza voltaria pelas pessoas que ali residem. Agora eu tenho quem me defenda desse monstrengo de concreto hahaha.

    Um beijo Melo!

    ResponderExcluir
  8. Pouquíssimas pessoas têm a capacidade de amar mais outro lugar que aquele onde nasceu/cresceu. Eu morei na Dinamarca (chupa, plebe!!!) e era linda. Mas feliz mesmo foi o dia que voltei pra SP! Assim como o Lobo ama Niterói. E concordo: ai de um paulistano que fale mal de outra cidade...

    ResponderExcluir
  9. Amo Niterói? Hahaha

    Amo nada!

    Amo A Região dos Lagos! Sempre <3 ahauahauahauah

    Niterói é questão de costume :p

    ResponderExcluir
  10. essa declaração de amor só perde pra Sampa...rs

    ResponderExcluir
  11. Eu sou Mineiro de BH e digo sempre e reafirmo: "Amo São Paulo porque ela é cinza, porque ela é concreto, porque ela é grande, porque não tem atrativos naturais, porque não tem segurança, porque o trânsito é uma bosta e mais ainda porque os paulistanos são arrogantes, acham que a cidade é o umbigo do mundo, que tudo e todos estão/acontece/está aí!" Amo pq isto tudo é verdade ... o resto do Brasil [inclusive a minha terra] é o resto mesmo. São Paulo, como todas as outras cidades, tem tudo de ruim, mas só ela tem tudo de bom diferentemente do resto. Aí está a questão. E vão me dizer: Muda para lá! Se a vida fosse feita só daquilo que queremos, eu não mudaria, eu teria nascido aí. Mas enfim, a vida não é sempre como a gente quer ... infelizmente ... e tenho dito ...

    bjão querido

    ResponderExcluir
  12. adoro ver uma descrição assim, inflamada e sincera.

    tenho vontade de conhecer sp.

    ResponderExcluir
  13. Sou bastante bairrista. Amo BH radicalmente, e ninguém precisa me apontar os seus defeitos, porque os conheço bem. Gosto muito de São Paulo, uma cidade que se sempre me recebeu bem, e me proporcionou grandes momentos.
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Eu sou rapaz do interioRR, tu bem sabes, então qualquer cidade muito grande causa desconfiança... hahahaha! Mas se fores meu anfitrião eu relaxo... e gozo!!!!! FELIZ COM TEU RETORNO! VISSE????? Bjszzzzzzz!!!!

    ResponderExcluir
  15. Caraca! Suas colocações foram perfeitas...
    Ótimas palavras....
    Concordo contigo, e assino embaixo...
    É por esses motivos que o povo fala mal, mas no fundo, admiram e gostam da cidade
    Forte abraço!

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...