1 de nov. de 2019

LOS ANGELES NOVEMBRO 2019

Estamos, a partir de hoje, oficialmente no mundo idealizado em BLADE RUNNER.

Toda a trama do filme se passa em Novembro de 2019 o que, à época - o filme é de 1982 - era um futuro muito distante.

O filme segue extremamente atual, dizem que uma obra (seja ela qual for) tem seu real valor comprovado quando submetida ao peso do passar dos anos, poucas resistem a tal processo,muitas acabam tornando-se datadas ou anacrônicas ante a velocidade incrível e inexorável do tempo, tecnologia e tecidos sociais o que não é culpa delas nem motivo de demérito, elas apenas refletiram um momento no tempo que não existe mais ou, arriscaram previsões que acabaram por mostrar-se fantasia pura ou totalmente imprecisas.

No caso de BLADE RUNNER, arrisco dizer que praticamente tudo segue extremamente atual e válido:

1. Chamadas de vídeo: existem, vide FACE TIME e outros meios de comunicação.

2. Carros voadores: ainda são apenas um sonho mas, se você está por dentro dos avanços tecnológicos, deve saber que existem iniciativas nesse sentido que já produziram alguns modelos totalmente operacionais.

3. Decadência das cidades e superpopulação: se você vive numa grande metrópole como São Paulo, em alguns momento à noite a cidade pode parecer e muito com a Los Angeles do filme As cidades estão numa situação limite de poder acomodar a quantidade crescente de pessoas que vivem nelas e não apenas elas mas o mundo como um todo. A crise migratória que assola o planeta pode muito em breve tornar real a visão de mundo exposta no filme.

4. Grandes corporações: não precisa ser um grande gênio para perceber que nossas vidas são governadas não pelas autoridade de fato mas, pelas grandes corporações vide Facebook, Google, Apple, Unilever, Nestlé e por aí vai. Essas corporações dominam nossas vidas de formas que pouco conseguimos entender constituindo um poder dentro do poder que desconhecemos e jamais vemos os rostos.

5. Inteligência artificial: talvez o ponto mais longe da realidade do filme se considerarmos androides ou replicantes como os do filme, estamos muito distantes de tal coisa mas, em termos de IA, de forma geral e guardadas algumas proporções, estamos bem avançados vide os algoritmos que regem nossa vida digital e como eles permitem que as empresas e os governos saibam mais sobre nós do que nós mesmos.

Esses são apenas alguns aspectos, no mais, o mundo 2019 de hoje pode não ser o de BLADE RUNNER mas certamente tem problemas muito piores como por exemplo, o avanço do conservadorismo e de regimes de extrema direita.

Seria interessante daqui a outros 37 anos fazer uma nova comparação para ver o quão mais perto ou distante da realidade de BLADE RUNNER estaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...