5 de mar. de 2020

O Astro

Quando li isso aqui, achei que era balela mas, lendo a matéria, constata-se que é verídico.

Não sei por onde começar a explicar o absurdo de tal situação. Será possível que está assim tão complicado encontrar profissionais qualificados que é preciso recorrer aos astros para fazer uma contratação? Ou estamos diante de uma nova forma de processo seletivo onde suas características astrológicas serão o fiel da balança para sua contratação ao invés de experiência profissional, formação e habilidades?

Se for assim, então aqueles signos considerados mais difíceis estarão fadados ao desemprego eterno ou a se tornarem 'empreendedores' como se já não bastasse o governo e sociedade para promover a precarização do trabalho com a praga do empreendedorismo.

Eu pessoalmente não creio na astrologia ainda que reconheça que essa 'pseudociência' (não confundir com ASTRONOMIA) tem milênios de história e deve ser respeitada como forma de estudo, conhecimento e auto-conhecimento mas eu não consigo crer que a elevação de uma estrela ou o trânsito de um planeta pode influenciar minha vida, atitudes, comportamento ou determinar meu destino, nem mesmo traçar as características de minha personalidade ou falhas de comportamento. Acho uma saída fácil para desculpar nossos erros e falhas enquanto pessoas dizer que somos como somos porque nosso signo assim o determina ou dizer que essa ou aquela pessoas tem os problemas que tem porque é desse ou daquele signo.

Claro, estou fazendo uma generalização quase grotesca e, como já disse, a astrologia merece sim respeito como 'ciência' do auto-conhecimento afinal, algo que está ainda vivo e presente depois de mais de quatro mil anos ou mais merece um mínimo de respeito e, se você crê e segue, lhe faz bem e lhe dá as respostas ou parte das respostas que busca, muito que bem!

Creio que meu problema com a astrologia é a questão de colocar a fé, algo que sou contrário a fazer quando confrontado com qualquer conjunto de crenças, regras, preceitos, normas, homilias ou coisas telúricas que foram construídos pelo homem e fique claro, é uma opinião minha, pessoal e eu posso e muito provavelmente estou enganado, quem sabe?

Outro ponto que me incomoda é a questão do horóscopo e sei que até mesmo alguns astrólogos torcem o nariz quando falamos disso. Dia desses, falava com um amigo que me contava sobre as previsões para seu signo e, involuntariamente, acabei desmontando sua crença naquelas previsões argumentando que o horóscopo nunca fala nada claramente, sempre lhe dá 50% de chance de que algo vá ou não acontecer ou seja, se ele acertar ótimo, se errar, também.

Pegue qualquer enunciado de horóscopo e veja como eles jogam com seu emocional e jamais afirmam qualquer coisa, apenas jogam possibilidades que lidam com o aleatório de nossas vidas e com nosso emocional. Assim, se você lê que pode haver problemas no trabalho e algo realmente acontecer, vai dizer que o horóscopo esteva certo, que os astros previram isso ao invés de tentar entender porque e como aconteceu esse problema que, muito provavelmente, teve uma causa real muito clara.

Da mesma forma, quando os astros apontam coisas boas e elas realmente acontecem, temos o sentimento de recompensa, de que o universo ou os deuses e deusas estão sorrindo para nós quando poderíamos apenas pensar que tais acontecimentos são reflexos de ações que tivemos ou, porque não, puro acaso ou sorte.

É mais o menos como dizer que hoje está um dia lindo mas pode ser que chova à tarde, entender? Qualquer uma das afirmações é verídica se ocorrer. O que mais me espanta é ver como as previsões diferem entre si, se meu signo é regido por um ou mais astros, ascendentes e coisas assim e tais fatos são, pelo que entendo, imutáveis, então, diferentes astrólogos deveriam ter a mesma interpretação de meu destino já que não poderiam alterar os desígnios astrais que me regem.

Não é o que acontece.

Hoje, para escrever este texto, li pelo menos quatro horóscopos distintos e cada um preconizada uma coisa diferente para mim, qual deles tem a razão? Qual deles fala a verdade? Se for seguir todos minha vida vai virar de cabeça pro ar.

Obviamente que o horóscopo é apenas parte da astrologia, desmerecer esse estudo dos astros e seus efeitos sobre nós e nossas vidas apenas porque or jornais, revistas e internet pululam com as mais absurdos desígnios e previsões seria tomar uma parte pelo todo.

Desde sempre tivemos uma necessidade de encontrar respostas, é humano apenas, esse desejo nos fez conceber os mais belos sonhos além dos mais terríveis pesadelos. Nessa busca, voltamos nossos olhos para os céus e passamos a buscar nos astros as respostas que tanto ansiamos, se eles realmente estão respondendo, não sei dizer. Se estão velando por nossos destinos, muito menos. Se estão nos ajudando ou atrapalhando, menos ainda. Deixo tais respostas para os astrólogos e estudiosos sérios do assunto que tem meu profundo respeito assim como as pessoas que seguem tais crenças.

No frigir dos ovos, não creio em bruxas mas que elas existem, ah, isso existem sim!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...