9 de mar. de 2020

O Carandiru nosso de cada dia

Creio que todos estejam a par do caso de Suzy, escrevi sobre ele aqui.

Numa reviravolta novelesca e que está alimentando a fábrica de ódio das redes sociais, o crime e sentença de Suzy vazaram numa clara infração de seus direitos constitucionais e sim, detentos ainda tem direitos mesmo que você torça o nariz para isso.

Quem vazou? Difícil saber, pode ser sido a própria Globo sedenta por mais números de audiência, Bolsonaristas cruzados imbuídos do dia 15/03 e que defendem o extermínio como solução para tudo ou até mesmo notícias falsas criadas para gerar ruído e confusão.

Partamos do pressuposto de que os fatos sejam reais e que Suzy tenha sido autora dos crimes horríveis que perpetrou e pelos quais está pagando, estão agora crucificando Dr. Drauzio apenas por ser o que todos nós deveríamos ser mas nunca somos, humanos. Ele é um MÉDICO, não é juiz nem advogado, não estava lá para entender porque ela cometeu os crimes que cometeu ou traçar um perfil dela enquanto criminosa, estava lá para mostra a realidade das pessoas trans encarceradas e sua luta pela sobrevivência e reintegração.

O crime de Suzy precisa ser entendido num contexto mais amplo considerando sua orientação sexual e identidade de gênero além de possíveis problemas psicológicos e psiquiátricos e sempre tendo em mente o trauma da família que sofreu uma perda irreparável. Associar seu crime a sua sexualidade é ratificar o discurso de ódio contra toda a população LGBTQIA+ da mesma forma que pregar que bandido bom é bandido morto, lembre que a Lei de Talião tem o péssimos hábito de acabar por deixar a todos nós em um país de cegos.

Seja como for que a informação tenha vazado, agora os cruzados do messias estão revestidos de seu ódio contra todos os criminosos e, obviamente, pregando a quem quiser ouvir que os gays são todos pedófilos, pervertidos e estupradores, Suzy lhes deu a munição que precisavam e está pagando outra sentença além da que já paga, a do tribunal virtual e neste, não há apelação ou recurso possível.

Muito provavelmente, toda a rede de apoio que se fez após a matéria do Fantástico irá se desfazer no ar com esse novo fato que veio a luz verdadeiro ou não porque Suzy já foi considerada culpada e condenada pelos juízes da internet e, se havia passado oito anos sem qualquer contato humano com o mundo exterior tenho quase certeza que passará o dobro disso isolada e repudiada.

Não estou defendendo bandido ou justificando seus crimes, se ela os cometeu há de pagar por eles como dita a lei mas fazer com que ela passe por outro julgamento onde ela nem mesmo pode se defender diz muito sobre nós como pessoas e como sociedade, fácil chutar cachorro morto. O uso descarado que a mídia social faz dessas pessoas como alimento das polarizações que vivemos faz bem apenas para nós que estamos livres e podemos nos odiar online todos os dias, o dia todo, para Suzy e outros encarcerados, a vida segue amargar como sempre foi só que pior pois agora as feridas que estavam quase fechando estão novamente abertas e não apenas de seu lado mas pelo lado da vítima também ou seja, estamos acabando com a vida de mais de uma pessoa a cada comentário.

Agora, pedir a cabeça ou o cancelamento de Drauzio é um absurdo sem tamanho e uma estratégia nojenta dos conservadores e Bolsonaristas abjetos que o estão usando como bode expiatório para sua agenda fascista seguir adiante. Drauzio nunca foi aos presídios tratar apenas detentos que cometeram ofensas leves, ele sempre tratou todos sem distinção pois seu juramento assim o diz, não importa se é um traficante, pedófilo, estuprador, assassino; se é rico, pobre, gay, trans, ou seja lá o que for, ele está la porque é um médico e um ser humano melhor do nós pois está dando ajuda e apoio a pessoas que não teriam isso em outro lugar independente de um julgamento abstrato de merecimento.

Drauzio está lá porque aqui de fora nós só lhes enviamos ódio, ressentimento, asco e esquecimento e lá dentro. eles só tem mais do mesmo e ninguém mais fará isso por eles mas, o tribunal das bestas online já condenou Drauzio porque esse tribunal não tem humanidade, só tem ódio. O júri online já proferiu sua sentença de que ele gosta de bandido, de que a Globo é um lixo (e estamos vendo vocês promovendo boicote e sem tirar o olho do BBB) e está promovendo bandido e pedófilo, como se Drauzio tivesse por obrigação cuidar apenas de quem é bom e, nesse caso, quem define quem é bom e quem é mau? Vocês com o teclado ou smartphone nas mãos?

Estamos vivendo esses tempos horrendos em que pessoas com atitudes humanas são execradas e aquelas que pregam o ódio, morte, preconceito e raiva são ovacionadas em pé. Em que um condenado não paga apenas uma pelo seu crime porque na internet ele não prescreve jamais. Em que o entendimento de uma situação se dá em cento e quarenta caracteres, sem contexto, sem bagagem, sem ver o quadro mais amplo. Em que as informações vazam conforme o benefício que podem causar ou o dano que possam infligir. Em que a veracidade dos fatos se dá pela quantidade e likes ou retweets e não pela análise profunda e reflexão. Em que jamais seremos perdoados enquanto houver wifi e um teclado por perto.

O Carandiru nosso de cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...