1 de jul. de 2020

NUNCA MAIS VOLTEI






Custou mas saiu!

Melhor, vai sair na segunda semana de Julho meu livro novo ' NUNCA MAIS VOLTEI' pela Folhas de Relva Edições do meu querido Alexandre Staut.

Na verdade, esse livro está pronto faz um tempo já mas, por uma série de fatores, acabou saindo só agora, um hiato considerável se pensar que meu primeiro livro 'MARÉ VAZANTE E OUTRAS ESTÓRIAS' foi publicado de forma independente em 2010 e depois, pela Editora Escândalo em 2013 (hoje, está à venda no Clube de Autores novamente de forma independente).

Houve uma diferença considerável entre a feitura do primeiro livro e deste novo e em diversas formas. Além de ter amadurecido como escritor (não renego meu primeiro mas, penso em reeditar porque quando o releio, vejo que muito ali pode ser melhorado e não porque estava ruim mas porque hoje, sou um escritor mais formado, mais profissional), amadureci como pessoa, como ser humano e estou bem mais inserido no mundo literário.

Se antes eu encarava a escrita e a literatura como algo não profissional ou até mera diversão, o tempo e as pessoas que acabei conhecendo me abriram não apenas caminhos mas a mente e passei a tratar a escrita com a seriedade que ela merece sem perder o prazer em fazê-lo porque, caso contrário, eu certamente teria parado de escrever.

Ainda tenho imenso prazer nisso mas, aprendi que não é desculpa para descuidar da minha escrita, escrever é algo delicado e que demanda atenção, cuidado e um bom grau de cometimento e profissionalismo, coisas que aprendi com amigos escritores que me fizeram adquirir essa consciência e respeito pelo ofício de escritor.

Pode parecer, para quem está de fora, que escrever é algo fácil, simples e até mesmo um passatempo, um hobby, não algo que se deva levar a sério tanto que, muitas vezes, quando falamos que somos escritores invariavelmente segue a pergunta 'Mas, o que você faz pra viver?', como se escrever não fosse um trabalho, uma ocupação de verdade mas uma brincadeira, algo que fazemos no tempo livre mas não pode ser encarado como profissão ou ser remunerado.

Esse livro é para mim o resultado de todo esse processo de amadurecimento pois ele mudou muito desde sua versão original. Se antes eu o publicaria com um mínimo de cuidado prezando mais a publicação em si, o fato de ter publicado um livro, agora o trabalho foi de esmero, lapidação, olhar cuidadoso, revisão, releitura, adequação, profissão de fé e foi aí que me dei conta de que sou mesmo um escritor e que essa é a diferença entre ser um escritor e alguém que escreve.

Foi e tem sido uma jornada incrível e sou grato e muita gente que me acompanha e que não vou citar aqui porque já estão nos agradecimentos do livro, do Face e vocês sabem muito bem quem são e da importância que tem para mim nesse processo de me tornar um escritor e ter orgulho disso, de poder me chamar assim e de poder olhar para vocês e dizer isso com brilho nos olhos e sorriso no rosto.

Eu não seria o escritor que sou hoje e a pessoa que sou hoje sem a presença de vocês então, deixo aqui apenas um OBRIGADO a todos vocês que sempre estarão comigo e nas páginas que já escrevi e nas que vier a escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...