30 de nov. de 2021

respect the office

Creio que todos tenham visto isso aqui.

Sentimentos dúbios, confesso.

Por um lado, eu mesmo tenho vontade de falar isso na cara desse sujeito e não preciso listar as razões aqui afinal, nunca um mandatário foi tão inepto, desrespeitado, odiado e nos fez passar tanta vergonha aqui e mundo afora. Bolsonaro entrará para a história (menos para seu gado) como o 'estadista' mais vexatório da história nacional recente, tomara que tenhamos aprendido a lição mas, acho que ainda não vimos seu final, ele será aquele fantasma de natais passados que vem sempre para nos lembrar dos horrores que tivemos.

Por outro lado, é triste vermos que por sua causa passamos a desrespeitar a presidência como instituição democrática incapazes de desassociar esta da pessoa que a ocupa, uma é fixa e estará lá até se sabe quando, o outro é temporário mas, o estrago causado é tanto que associamos a presidência com seu ocupante e assim, desrespeitar, xingar e ofender são encarados como normais, não estamos ofendendo a presidência ou a democracia mas o indivíduo mas, não é bem assim.

Ao ofender o homem que ocupa o cargo estamos sim ofendendo a instituição, esta é mais uma herança do Bolsonarismo, perdemos o respeito pelas instituições e fomos roubados do orgulho de nosso país, basta ver alguém defendendo a presidência como instituição e vestido com as cores nacionais para termos engulhos e isso é péssimo!

Explico.

Quando pegamos ranço como pegamos das instituições pátrias, seus símbolos e afins estamos abrindo mão de nossa identidade como nação, se não reconhecemos mais essas instituições como nossas então elas não nos pertencem mais mas sim a qualquer um que as tome de assalto, se não reconhecemos que elas são nossas e que apenas por um período de tempo elas estão sob controle de quem não comunga de nossas ideias e visões de mundo e sociedade, estamos deixando de lado nossa posse e abrindo espaço para que sejam destruídas.

O projeto Bolsonarista não é de resgate dos valores familiares ou pátrios mas da destruição de tudo isso para implantar um regime de terra arrasada no melhor estilo não vamos deixar nada para vocês quando sairmos e nós compramos a ideia e estamos jogando jogo muito bem então, quando xingamos Bolsonaro, por mais que estejamos nos referindo a pessoa, estamos cuspindo na instituição e removendo dela o respeito e valor que deveria ter mesmo porque, se não tivermos isso então de valem elas? Melhor abolir tudo e criar um estado absolutista e nem precisamos trocar de mandatário, podemos ficar com esse que aí está.

Frequentemente eu me pego pensando no que faria se, por acaso, desse de cara com Bolsonaro e, na grande maioria das vezes penso que minha vontade seria estapeá-lo, cuspir ou xingar mas então, penso no que isso me ajudaria e se não estaria agredindo gratuitamente o Brasil e, a bem da verdade, você meio que merece não é, Brasil? Não sei mas eu penso que se essa situação chegasse eu sinceramente o trataria com o respeito que a presidência merece e não ele enquanto pessoa pois ele não merece de mim nada a não ser desprezo.

Pode ser uma opinião errada, contestável mas penso que faria um esforço para tratá-lo como instituição e não como pessoa, acho que enquanto não soubermos distinguir bem um do outro estaremos fadados a tentar eleger o próximo mito....


Um comentário:

  1. O debate é interessante. Mas acho que devemos pensar de uma outra forma, mesmo entendo perfeitamente seu argumento. E urgente que façamos a distinção, afinal ele (o inominável) possui um cargo. E este posto foi uma conquista do Brasil democrático. O cargo possui atribuições e responsabilidades estabelecidas sob a égide da Constituição Federal. O caminho neste sentido é entender que ele é mandatário deste poder (cargo) por conta do povo. E embora este povo o tenha eleito, a destituição, exoneração, impeachment ou demissão é algo real e previsto. Portanto, pensar como você está pensando na Instituição da Presidência como um estágio de nossa evolução democrática é de intenso valor patriótico (embora possamos discutir veementemente a constituição desta noção de nacional). A presidência é uma conquista nossa e não pode ser vilipendiada. Este senhor que a ocupa, desde o começo, não ter a capacidade mínima exigível para seu cargo. FORA BOLSONARO! (Perdão nominar o que não deveria, mas Freud explica esta necessidade)

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...