18 de fev. de 2011

não se vá...

Creio que todos tenhan lido o post de nosso amado Serginho no JeD hoje.

Isto aqui é um mundo a parte mas, no fim, buscamos todos as mesmas coisas, queremos trocar idéias, ser reconhecidos pelo nosso 'trabalho' e ter ao nosso redor pessoas interessantes, que nos ajudem a ir em frente seja concordando ou discordando de nós mas quem escreve aqui não espera, imagino, passar impune.

Nos abrimos aqui, nos expomos de uma forma que não fazemos pessoalmente muitas vezes e isso é fácil pois aqui temos, por incrível que pareça, anonimato. Por mais que tenhamos fotos nossas, que saibam como somos, que nos conheçam, quando publicamos aqui somos outras pessoas, não aquelas que conhecemos mas entidades, alter egos, heterônimos, substitutos.

Entramos nessa ilusão de que os outros não sabem quem somos e que podemos escrever o que queremos esquecendo que ao fazer isso todos saberão quem somos de forma profunda e irreversível pois a escrita não goza dos nuances da fala, do gestual, do corpóreo e assim, não pode disfarçar seu intento se assim desejado.

O que está escrito não se pode tomar de volta, não dá para retirar, está na pedra e ainda que possa dar margem a interpretações diferenciadas, geralmente quer dizer o que queríamos dizer ficando a cabo de cada um os adicionais que porventura ocorram nos deixando na zona de conforto da afirmação de que você entendeu assim mas eu não quis dizer isso coisa impossível para a comunicação verbal ou gestual.

Claro, há que se saber escrever. Não precisamos todos ser Machado de Assis (que também é um porre à vezes) mas se lemos os blogs que lemos é porque ali encontramos algo que nos contatou, ligou, disse aglo. Pode ser que nem todos os dias leiamos algo que gostemos nesses mesmos blogs mas isso faz parte do jogo pois nem todos os dias temos posts viscerais, tocantes, rasgantes, interessantes. Às vezes só queremos dizer o que estamos lendo e ouvindo, fazendo, só compartilhar o momento, nada mais e quem nos lê deve entender isso.

Temos muito lixo por aí e se o JeD acabar ficaremos sem mais uma opção de leitura o que, em minha opinião é péssimo. Como disse a maioria, a decisão é individual pois o blog pertence ao Serginho e, como eu disse no comentário que lá deixei, se manter o blog tornou-se obrigação então ele deve mesmo considerar o encerramento pois, antes de tudo, isto aqui é prazer de escrever.

Se isso não existe mais, então não é com pesar mas com satisfação que recomendo a ele e a todos que se sintam na mesma encruzilhada (eu incluso) que fechem suas portas.

15 comentários:

  1. Perfeito Melo, acho que vc está completamente certo sobre isto. Acho q realmente escrever é acima de qq coisa o prazer que sentimos e a vontade de nos comunicarmos. Não deve ser algo que tenha um peso de "responsabilidade ou compromisso" mas uma grande diversão. O Lua pra mim é um momento de desabafo, de externar sentimentos ( nem sempre tão fáceis ou agradáveis) mas é um lugar de expor tudo que concentro guardado dentro de mim. Abraços. Adorei teu post.
    Obs: lamentarei a saída de Serginho da blogesfera, mas respeito a decisão dele.

    ResponderExcluir
  2. Justo e Digno a sua colocação para o Serginho ... Como disse a ele, claro q por momentos podemos nos sentir assim como ele está agora ... algo q "desprestigiado" ... mas não é o caso dele ...

    Serginho! Se depender de nós, queremos q fique ... agora! a decisão é sua ... vai q vc não está mesmo mais afim né?

    bjão aos dois ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Meu querido, não sei se todos leram porque não andam mais lendo o blogue. As pessoas deixaram de ir lá. Escrevia para vocês e sem vocês estou triste, é disso que falo. Sei que estou sendo recriminado por buscar este tipo de escolha, mas o blog cresceu demais e eu não escrevia mais pra mim e sim para os outros dai vem essa busca por aceitação. Se escrevesse para mim as coisas seriam BEM diferentes, mas virou uma obrigação chata, confesso e eu não queria que isto acontecesse, dai meu desabafo. A tristeza vem de dentro, por achar que estou sozinho nesta blogosfera ou como bem disse meu querido Braccini, desprestigiado. Eu escrevia pra mim e hoje me vejo escrevendo para tanta gente e a única forma de saber que alguém me ouve gritar o que sinto é deixando claro isto no blogue ao comentar. Sem isto eu não sei para quem escrevo mais, perdi o referencial do blogue. Admito qurm ainda conseguiu o consegue manter viva a essência de seus blogs, mas eu perdi a minha por isto meu pedido de socorro. Desculpem por não ser tão perfeito como gostariam e desculpem pelo desabafo mas eu assim como vocês não quero terminar, será doloroso e como eu disse antes estou pedindo ajuda.

    Obrigado a você Alexandre pelo post e por se importar. Obrigado Edilson e Braccini pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou Carlos Dummond, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Melo, etc. Posto aquilo que gosto, mas escolho com o maior carinho, é claro que nem sempre agrada, mas nem Jesus agradou a todos.
    O blog é meu e posto o que quero, mas ele não existiria se a pessoas não viessem e comentassem. Gosto de ser lido, aliás acho que quem fala o contrário, está mentindo.
    Bfs
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Se é pra escolher, prefiro ser o Kafka... o maior gênio da história da literatura em todos os tempos. Modéstia zero é o meu lema.

    Eu já tive minha crise blogayra, o DPNN é o quinto ou sexto... No meu caso, comecei como uma brincadeira com o maridão, nem pretendia levar adiante. mas o pessoal foi chegando e eu peguei gosto pela coisa. Sempre escrevi, para mim é fácil escrever textos gigantescos (mais do que se espera de um blog) e comentários idem (como esse).

    O DPNN é uma tarefa do meu tempo livre, tenho várias outras coisas para fazer, além do meu trabalho na universidade. Quando a coisa aperta, o blog acaba sacrificado e dou um tempo. Não quero de forma alguma que vire uma obrigação.

    Uma coisa a gente deixou muito clara: faríamos o blog com a nossa cara, escrevendo as coisas que a gente não encontra por aí, indo contra a maré. Entendo o que o Serginho disse, o problema é justamente escrever pensando em agradar os leitores. Você começa a fazer concessões, deixa de escrever isso ou aquilo, a acaba perdendo o interesse no próprio blog, que vira obrigação. Mas ele tem talento a vai ver que é justamente o contrário: quanto mais fiel for a si mesmo, mas vai atrair leitores. É isso que as pessoas procuram em blogs.
    Foi longo, mas foi isso...

    ResponderExcluir
  6. Ele tem tanto talento. E o blog é uma delicia.

    Seria uma pena alguem como ele sair da blogosfera.

    Ja nao basta o G Cliche, agora o JeD?
    Ah nao!

    ResponderExcluir
  7. Melo, belo texto.

    Olha como é engraçada a nossa santa ignorância. Jamais eu pensaria por mim mesma até onde um blog pode nos levar. A gente pode percorrer caminhos em dimensões ainda meio inexplicáveis. É tipo um troço meio Matrix, saca?

    Mas, por mais que novas ferramantas (como blogs) nos façam descobrir novos desdobramentos de nós mesmos... no limite, somos sempre os mesmos seres humanóides em busca de uma coisa um mesma coisa em comum: felicidade.

    Então, o que eu comento aqui sobre o Serginho: meu caro, um blog pode ser usado com diversas finalidades. Disso você sabe. A melhor delas é aquela que nos dá satisfação e prazer - não importa se isso dá seguidores ou não.

    Se vc escolheu ter um blog prá expelir o que vai à sua lama, vá em frente. Se isso dá Ibope bloguístico ou não, foda-se. Dá prá ser bem feliz com poucos comentários genuínos e sinceros.

    Faça o que tu queres, brô. E vamo que vamo.

    Melo, a vc deixo meu abraço. Repito que adorei seu texto e me li nele.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desta sua análise. Em tempos (2006) também fechei um blogue, mas por outras razões. Não foi traumático. Mas deu a saudade de escrever que criei outro (o actual) em 2008.

    Belo post, o seu.

    O Serginho decidirá no seu melhor interesse.

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo. Acho que isso aqui é, além de tudo, um passatempo. Quando deixa de ser legal, não vejo porque continuar escrevendo. Obrigação na vida já temos um monte.

    Beijo Melo

    ResponderExcluir
  10. Que post bacana, pois expressou sua opinião de uma forma realista e certeira.... Espero que o Serginho fique bem...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Acho que todo mundo as vezes fica sem idéias e tem vontade de dar um tempo. Felizmente, ele continua firme no JED e isso é ótimo pra todos nós.

    ResponderExcluir
  12. #comassim o serginho vai fechar o blog?

    ResponderExcluir
  13. Concordo.
    E já me manifestei lá.
    Mas tipo assim... quando eu sumi não rolou abaixo-assinado, né?
    Ofendido.
    Hahahahahahaha!!!!!
    Bjzzzzz!

    ResponderExcluir
  14. Vc entendeu o espírito da coisa, rs. Questão é saber se o Serginho vai liberar vc para prestar serviços em Aracaju, rsrs.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Melo! Obrigado pelo comment! Abraço!

    ResponderExcluir

one is the loniest number...

lembranças aleatórias não relacionadas com a infância

Lembrança #10 Lembro de uma festa ou rave ou balada que eu ajudei um amigo a organizar num tipo de sítio eu acho. Estava separado do meu nam...